Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
01/07/2021 às 09h01min - Atualizada em 01/07/2021 às 13h20min

Semana Jurídica conta com participação de especialistas na área

O evento, organizado pelos alunos do curso de Direto da Unasp, aconteceu no final de maio. Dentre os palestrantes, esteve o desembargador aposentado do TJ-SP Marco Antonio Marques da Silva

DINO
http://www.marcoantoniomarquesdasilva.com.br

O professor e jurista Marco Antonio Marques da Silva, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), participou da Semana Jurídica, realizada pelo curso de Direito do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp)/campus São Paulo. O evento aconteceu no período de 24 a 27 de maio de 2021

Para o coordenador do curso de Direito do Unasp-SP, Walter Rubini, a Semana Jurídica se tratou de um fortalecimento no que se refere ao ensino dado aos alunos sobre os direitos e as garantias fundamentais. 

Rubini destacou que, para que o tema pudesse ser abordado e aprofundado por diversos ângulos, os estudantes puderam ter, na ocasião — com Marco Antonio Marques da Silva — a visão de um Desembargador do TJ-SP (mesmo ele tendo se aposentado do cargo ainda em outubro de 2019).

Assim como, com a participação do Ministro Paulo Dias de Moura Ribeiro, os estudantes tiveram a oportunidade de partilhar da percepção sobre o assunto de um Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); com a participação do assessor criminal Glauco Mazetto Tavares Moreira, da visão da Defensoria Pública Geral do Estado de São Paulo; e com a participação do Professor Dr. Márcio Pugliesi na Semana Jurídica, da percepção de um Livre-Docente em Filosofia do Direito.

“Notadamente refletimos sobre o Poder Estatal sobre nós. Quem vigia os nossos vigilantes? Imagine todo o poder Estatal sem freios e regras”, enfatizou o coordenador do curso de Direito do Unasp. 

Segundo o que afirmou a aluna Vanda Kavamoto, os assuntos abordados pelos palestrantes no evento estavam, de fato, em harmonia com os conteúdos estudados em sala de aula. “Não houve um tema ou princípio falado que não temos visto ou ouvido em aulas, como: Direito Civil, Direito da Relação do Consumo, Princípio do Contraditório e Ampla Defesa, Princípios e garantias fundamentais, princípio da isonomia, entre outros”, disse ela.

Kavamoto ainda acentuou que as carreiras profissionais de Marco Antonio Marques da Silva, Paulo Dias de Moura Ribeiro, Glauco Mazetto Tavares Moreira e Márcio Pugliesi são uma inspiração para os seus colegas e ela em termos de competência, integridade e determinação. 

Também participaram da Semana Jurídica do Centro Universitário Adventista de São Paulo os músicos da Escola de Artes da instituição/Campus Hortolândia, sob a direção de Thatiana Taborda Iucksch. 

Depois de mais de 35 anos na área da magistratura, Marco Antonio Marques da Silva participou da sua última sessão na 6ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo. A ocasião aconteceu em 2019, no dia 3 de outubro de 2019, e foi de homenagens ao professor e jurista. 

Marques da Silva entrou para o Poder Judiciário ainda em janeiro de 1984 — quando foi nomeado juiz substituto da 12ª Circunscrição Judiciária, na Comarca de São Carlos (SP). Ao longo de sua carreira, trabalhou nas comarcas de Palmeira D’Oeste, Monte Alto, Diadema e São Paulo. 

Em 2002, Marco Antonio Marques da Silva foi removido para o cargo de juiz substituto em segundo grau e, em dezembro de 2007, assumiu, finalmente, o cargo de desembargador do TJ-SP. Por lá, ele ficou até a data de sua última sessão no Tribunal de Justiça.



Website: http://www.marcoantoniomarquesdasilva.com.br

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp