11/12/2015 às 11h14min - Atualizada em 11/12/2015 às 11h14min

Dengue: apoio da população no combate é fundamental

Coordenadoria de Comunicação - PMPK

Apesar de todo o trabalho preventivo de combate ao mosquito da dengue ao longo de do ano de 2015, o mutirão de limpeza promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Segurança e Limpeza Pública Municipal, prova que a população ainda não entendeu a importância de se livrar dos recipientes favoráveis à proliferação dos focos do mosquito.

Na Sede foram visitados 2.260 imóveis no primeiro dia do mutirão (09/12), detectados 125 focos do mosquito e recolhidos cinco caminhões de lixo. Já em Jaqueira foram vistoriados 400 imóveis e encontrados 16 focos, informa Deivis Oliveira Guimarães,  Secretário de Saúde.

Em Campo Novo foram visitados 210 imóveis e  detectados 21 focos. Na Praia de Marobá, dos 200 imóveis rastrados, foram encontrados quatro focos. Nessas comunidades, foram recolhidos dois caminhões de lixo.

"Foram encontrados focos em pneus, vasos de plantas, panelas velhas e até em copos descartáveis jogados em terrenos e quintais. Em Jaqueira, numa casa foram encontrados vários pneus e num deles havia três focos.

O Secretário informa que o trabalho prossegue e que a campanha de conscientização continuará sendo realizada em escolas,  igrejas, associações e em outros locais onde seja possível unir esforços para erradicar o mosquito e as doenças dele oriundas. Ciclo de palestras já foi iniciado para falar do Zika vírus.

Segundo Deivis, cerca de 97% dos focos estão dentro das residências, cujos moradores receberão da Prefeitura repelentes para prevenir-se das  picadas. “ No Bairro das Flores 100% das casas e terrenos vistoriados”.

Hoje o local está recebendo aplicação de inseticidas, trabalho que será feito também nos bueiros da Sede. " Se a população não nos ajudar e entender a importância de manter residências e quintais sem reservatórios de  água parada, ficará difícil alcançar os resultados esperados”. Os próximos mutirões serão dia 16 e 17 de dezembro.

A Prefeitura decretará situação de emergência.

 

Outras ações para prevenção e combate à dengue:

- Contratação de 30 novos agentes endemias por 90 dias;

- Aquisição de 5.000 repelentes, que serão distribuídos em todas as residências do município; 
- Palestras nas escolas

- Intensificação da campanha de divulgação para a população quanto à necessidade de combater os focos dentro das residências;

- Treinamento dos médicos da atenção primária e pronto atendimento


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp