Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
07/12/2015 às 12h22min - Atualizada em 07/12/2015 às 12h22min

3º Evento Cultural Quilombola é realizado em Cacimbinha

Por Fábio Jordão

No último final de semana, a Shell realizou através do QUIPEA (Quilombos no Projeto de Educação Ambiental), o 3º Encontro Regional das Comunidades Quilombolas em Cacimbinha, Presidente Kennedy, com representantes de mais de 20 comunidades do Rio de Janeiro e Espírito Santo.

O encontro, que reuniu cerca de 500 quilombolas de oito municípios, serviu não só para promover o intercâmbio entre as comunidades que fazem parte do projeto, mas, principalmente, para definir as diretrizes para o desenvolvimento da sua fase 4, que deve ter início no primeiro semestre de 2016. 

Nascido em 2010 como condicionante de licenciamento ambiental federal da Shell Brasil, o QUIPEA tem como principal objetivo o fortalecimento da organização social e a promoção da autonomia das comunidades nas decisões que as afetam.

História das comunidades

A chegada dos primeiros africanos à região remota do século XVII. A origem das comunidades negras de Cacimbinha e Boa Esperança não são conhecidas. Não existe documentação e o único registro da história, está na memória dos mais velhos. Na tradição oral existem duas versões que explicam a origem das pessoas que vivem ali.

Uma, menos aceita, indica que são remanescentes de quilombos feitos por escravos que fugiram do estado do Rio de Janeiro, provavelmente dos engenhos de cana-de-açúcar da cidade de Campos de Goytacazes. A outra, diz que as terras teriam sido doadas a um escravo alforriado como recompensa pelos bons serviços prestados durante os anos. Ele, com suas cinco esposas, teria originado todas as famílias. 

Os moradores das comunidades quilombolas vivem do trabalho no corte da cana-de-açúcar, nas lavouras de abacaxi e maracujá e nas indústrias de farinha de mandioca, serviços que dominam o mercado de trabalho temporário naquela região do município.

Cacimbinha recebeu esse nome por causa da falta de água, que fazia com que os moradores abrissem pequenos buracos na terra esperando que as chuvas os enchessem. Já Boa Esperança, foi nomeada assim pela confiança do povo em que dias melhores chegariam.

Sobre o QUIPEA

O QUIPEA é uma condicionante do licenciamento ambiental federal para as atividades de exploração e produção de petróleo e gás natural da companhia Shell.

Com forte atuação na Bacia de Campos, a Shell escolheu trabalhar com as comunidades quilombolas pela presença importante na área de influência de suas operações, uma vez que é um território historicamente ocupado pelo trabalho escravo. A companhia identificou que essas comunidades são afetadas por impactos como migração interna, ocupação desordenada do solo urbano e pelo grande fluxo de pessoas em busca dos empregos e renda gerados pela indústria do petróleo, fatores que ameaçam a preservação dos sítios históricos naqueles municípios.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp