Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
24/05/2021 às 00h55min - Atualizada em 24/05/2021 às 01h20min

Impacto potencial da vacina candidata contra dengue da Takeda reforçado por resultados de eficácia e segurança a longo prazo

− A vacina candidata contra dengue da Takeda (TAK-003) evitou 83,6% das hospitalizações e 62,0% da doença contra a dengue em geral, sem importantes riscos à segurança identificados ao longo de três anos após a vacinação no ensaio essencial de fase 3 TIDES em curso − Registros regulatórios para TAK-003 em curso na União Europeia e em muitos países onde a dengue é endêmica; registro nos Estados Unidos planejado até o fim deste ano − A dengue é a doença viral transmitida por mosquito de propagação mais rápida, com uma quantidade estimada de 390 milhões de casos e 500.000 hospitalizações por ano em todo o mundo, com opções limitadas de prevenção

DINO

Takeda Pharmaceutical Company Limited(TSE:4502/NYSE:TAK) ("Takeda") anunciou hoje que sua vacina candidata contra a dengue (TAK-003) demonstrou proteção contínua contra a doença da dengue e hospitalização, independentemente da exposição anterior do indivíduoàdengue, sem riscosàsegurança importantes identificados durante três anos após a vacinação no ensaio essencial em curso de fase 3 Estudo de Eficácia de Imunização Tetravalente contra a Dengue (TIDES). O TIDES inscreveu mais de 20.000 crianças e adolescentes saudáveis com idades entre quatro e 16 anos em países com dengue endêmica na América Latina e na Ásia.

"Epidemias de dengue ocorrem repentinamente, sendo que os hospitais podem ficar sobrecarregados com casos graves de doenças e pessoas procurando exames", disse LakKumar Fernandoi, M.D., Centro de Gestão Clínica de Dengue e de Febre Hemorrágica de Dengue, Hospital Geral de Negombo, Sri Lanka e pesquisador principal do ensaio TIDES. "Os resultados da análise a longo prazo da vacina candidata contra a dengue da Takeda sugerem que ela pode ajudar na prevenção de surtos, reduzir taxas de hospitalização e proteger pessoas contra a dengue, independentemente de sua exposição anterior. É importante ressaltar que nenhum riscoàsegurança importante foi identificado."

Os resultados de segurança e eficácia da análise exploratória de 36 meses de acompanhamento do TIDES foram apresentados em 22 de maio de 2021, na 17ª Conferência da Sociedade Internacional de Medicina de Viagem (CISTM, Conference of the International Society of Travel Medicine). Ao longo de três anos (36 meses após a segunda dose), o TAK-003 demonstrou eficácia geral da vacina (VE) de 62,0% (CI 95%: 56,6% a 66,7%) contra dengue confirmada de modo virológico (VCD), com 65,0% VE (CI 95%: 58,9% a 70,1%) em soropositivos e 54,3% VE (CI 95%: 41,9% a 64,1%) em soronegativos. TAK-003 também demonstrou 83,6% VE (CI 95%: 76,8% a 88,4%) contra dengue hospitalizada, com 86,0% VE (IC 95%: 78,4% a 91,0%) em indivíduos soropositivos e 77,1% VE (CI 95%: 58,6% a 87,3%) em indivíduos soronegativos. As observações de vários VE por sorotipo permaneceram consistentes com os resultados relatados anteriormente. Nenhuma evidência de aumento da doença foi observada. O TAK-003 foi geralmente bem tolerado e não foram observados riscosàsegurança importantes. Os resultados reforçam o potencial do TAK-003 para ajudar a proteger aqueles que vivem ou viajam para países onde a dengue é endêmica.

"Nossa vacina candidata contra a dengue continuou a oferecer proteção contra a dengue ao longo de três anos e foi especialmente robusta na prevenção da hospitalização", disse Derek Wallace, vice-presidente e líder do Programa Global contra a Dengue da Takeda. "Estes resultados reforçam minha confiança de que o TAK-003 pode ajudar a lidar com a carga mundial significativa da dengue."

Conforme relatado anteriormente, o ensaio TIDES atendeu a seu estágio final primário de VE geral contra VCD em 12 meses de acompanhamento (VE: 80,2%; CI 95%: 73,3% a 85,3%; p < 0,001) e todos os estágios finais secundários para o qual havia um número suficiente de casos de dengue (medido no acompanhamento de 18 meses). O ensaio TIDES foi alterado para incluir a avaliação de uma dose de reforço para lidar com a diminuição do VE geral observada ao longo do tempo (de 12 a 36 meses após a segunda dose), em grande parte impulsionada pela dengue ambulatorial. A Takeda pretende publicar os resultados da análise exploratória de 36 meses em um jornal revisado por pares neste ano.

Os dados de segurança e eficácia do TIDES ao longo de 36 meses de acompanhamento foram incluídos nas submissões regulatórias para a União Europeia e países com dengue endêmica e farão parte de registros adicionais planejados para 2021, incluindo nos EUA. A Takeda irá buscar a indicação do TAK-003 para prevenção da dengue em indivíduos de quatro a 60 anos de idade, independentemente da exposição anterior ao vírus, com base em dados de adultos e crianças. Resta a necessidade de vacinas contra a dengue que possam ser utilizadas em adultos e crianças não infectados e expostosàdengue.

Sobre o TAK-003

A vacina candidata tetravalente da Takeda contra a dengue (TAK-003) é baseada em um vírus vivo atenuado do sorotipo 2, que fornece a "suporte principal" genético a todos os quatro vírus da vacina.1 Dados clínicos de fase 2 em crianças e adolescentes mostraram que o TAK-003 induziu respostas imunes contra todos os quatro sorotipos de dengue, em participantes soropositivos e soronegativos, que persistiram por 48 meses após a vacinação, sendo que a vacina foi considerada geralmente segura e bem tolerada.2 O ensaio essencial de fase 3 do Estudo de Eficácia de Imunização Tetravalente contra a Dengue (TIDES)atendeu seu estágio final primário da eficácia geral da vacina (VE) contra a dengue confirmada de modo virológico (VCD) em 12 meses de acompanhamento e todos os estágios finais secundários em 18 meses de acompanhamento para os quais havia um número suficiente de casos de dengue, incluindo VE contra dengue em hospitalização e VE em indivíduos soropositivos e soronegativos basais.3,4 A eficácia variou segundo o sorotipo. Os resultados demonstraram que o TAK-003 foi geralmente bem tolerado e não houve riscosàsegurança importantes observados até o momento.

Sobre o ensaio TIDES (DEN-301) de Fase 3

O ensaio duplo-cego, aleatório, controlado por placebo de fase 3 do Estudo de Eficácia de Imunização Tetravalente contra a Dengue (TIDES) está avaliando a segurança e eficácia de duas doses do TAK-003 na prevenção da dengue sintomática confirmada em laboratório de qualquer gravidade e devido a qualquer um dos quatro sorotipos do vírus da dengue em crianças e adolescentes.4 O ensaio TIDES é o maior ensaio clínico de intervenção da Takeda até o momento e envolveu mais de 20.000 crianças e adolescentes saudáveis com idades entre quatro e 16 anos que vivem em áreas endêmicas de dengue. Os participantes do estudo foram designados aleatoriamente para receber 0,5 ml do TAK-003 ou placebo por injeção subcutânea no dia 1 e dia 90.4 O estudo é composto por cinco partes. A parte 1 e a análise do estágio final primário avaliaram a eficácia da vacina (VE) e a segurança ao longo de 12 meses após a segunda dose.4 A parte 2 continuou por mais seis meses para completar a avaliação dos estágios finais secundários de VE por sorotipo, sorologia basal e gravidade da doença, incluindo VE contra dengue em hospitalização.4 A parte 3 está avaliando o VE e a segurança a longo prazo, acompanhando os participantes por mais dois anos e meio a três anos.5 A parte 4 irá avaliar a eficácia e segurança por 13 meses após a vacinação de reforço e a parte 5 a eficácia e segurança a longo prazo por um ano após a conclusão da parte 4.5

O ensaio acontece em locais em áreas endêmicas de dengue na América Latina (Brasil, Colômbia, Panamá, República Dominicana e Nicarágua) e na Ásia (Filipinas, Tailândia e Sri Lanka), onde há necessidades não atendidas na prevenção da dengue e onde a dengue grave é uma das principais causas de doenças graves e morte entre as crianças.4 Amostras de sangue de linha de base foram coletadas de todos os indivíduos que participaram do estudo para permitir a avaliação da segurança e eficácia com base no soroestado. A Takeda e um comitê de monitoramento de dados independente de especialistas monitoram ativamente a segurança em base contínua.

Sobre a dengue

A dengue é a doença viral transmitida por mosquitos de propagação mais rápida e foi uma das 10 principais ameaças da OMSàsaúde global em 2019.6,7 A dengue é transmitida principalmente por mosquitos Aedes aegypti e, em menor extensão, mosquitos Aedes albopictus. É causada por qualquer um dos quatro sorotipos do vírus da dengue, cada um dos quais pode causar dengue ou dengue grave. A prevalência de sorotipos individuais varia entre diferentes geografias, países, regiões, estações do ano e ao longo do tempo.8 A recuperação da infecção por um sorotipo fornece imunidade vitalícia apenas contra aquele sorotipo, e a exposição posterior a qualquer um dos sorotipos restantes está associada a um aumento do risco de doença grave.

A dengue é propensa a uma pandemia, sendo que surtos são observados em áreas tropicais e subtropicais, que recentemente causaram surtos em partes do território continental dos EUA e da Europa.9,10 Cerca da metade do mundo vive agora sob a ameaça da dengue, sendo estimado que cause 390 milhões de infecções e cerca de 20.000 mortes em todo o mundo a cada ano.10,11 O vírus da dengue pode infectar pessoas de todas as idades e é uma das principais causas de doenças graves entre crianças em alguns países da América Latina e da Ásia.10

Compromisso da Takeda com as vacinas

As vacinas evitam de 2 a 3 milhões de mortes a cada ano e transformaram a saúde pública mundial.12 Nos últimos 70 anos, a Takeda forneceu vacinas para proteger a saúde de pessoas no Japão. Hoje, o negócio global de vacinas da Takeda está aplicando inovação para enfrentar algumas das doenças infecciosas mais desafiadoras do mundo, como dengue, COVID-19, Zika e norovírus. A equipe da Takeda traz um histórico destacado e uma riqueza de conhecimento no desenvolvimento, fabricação e acesso mundial de vacinas para avançar um planejamento de vacinas para atender a algumas das necessidades de saúde pública mais urgentes do mundo. Para mais informações, acesse www.TakedaVaccines.com.

Sobre a Takeda Pharmaceutical Company Limited

Takeda Pharmaceutical Company Limited (TSE: 4502/NYSE: TAK) é líder mundial em biofarmacêutica baseada em valores e orientadaàP&D, com sede no Japão, comprometida em descobrir e oferecer tratamentos que transformam vidas, orientados por nosso compromisso com pacientes, nossa população e o planeta. A Takeda concentra seus esforços de P&D em quatro áreas terapêuticas: Oncologia, Genética Rara e Hematologia, Neurociência e Gastroenterologia (GI). Também fazemos investimentos direcionadosàP&D em Terapias e Vacinas Derivadas de Plasma e Vacinas. Estamos nos concentrando no desenvolvimento de medicamentos altamente inovadores que contribuem para fazer a diferença na vida das pessoas, ultrapassando fronteiras com novas opções de tratamento e alavancando nosso aprimorado mecanismo e capacidades de cooperação em P&D para criar um planejamento robusto e diversificado de modalidades. Nossos funcionários estão comprometidos em melhorar a qualidade de vida dos pacientes e trabalhar com nossas parcerias na área da saúde em cerca de 80 países. Para mais informações, acesse https://www.takeda.com.

Aviso importante

Para fins deste aviso, "comunicadoàimprensa" significa neste documento, qualquer apresentação oral, sessão de perguntas e respostas bem como qualquer material escrito ou oral discutido ou distribuído pela Takeda Pharmaceutical Company Limited ("Takeda") referente a este comunicado. Este comunicadoàimprensa (incluindo qualquer informação verbal, qualquer pergunta e resposta referente a ele) não se destina a, e não constitui, representa ou faz parte de qualquer oferta, convite ou solicitação de qualquer oferta de compra, e caso contrário, adquirir, assinar, trocar, vender ou dispor de quaisquer valores mobiliários ou a solicitação de qualquer voto ou aprovação em qualquer jurisdição. Nenhuma ação ou outros títulos estão sendo oferecidos ao público por meio deste comunicadoàimprensa. Nenhuma oferta de títulos deverá ser feita nos EUA, exceto segundo o registro sob a Lei de Valores Mobiliários de 1933, conforme alterado, ou uma isenção do mesmo. Este comunicadoàimprensa está sendo concedido junto com qualquer informação adicional que possa ser fornecida ao destinatário), na condição de que seja para uso pelo destinatário apenas para fins informativos (e não para a avaliação de qualquer investimento, aquisição, eliminação ou qualquer outra transação). Qualquer falha no cumprimento destas restrições pode constituir uma violação das leis de valores mobiliários aplicáveis.

As empresas nas quais a Takeda detém direta e indiretamente investimentos são entidades separadas. Neste comunicadoàimprensa, "Takeda" é utilizada algumas vezes por conveniência, quando são feitas referênciasàTakeda e suas subsidiárias em geral. Do mesmo modo, os termos "nós", "nos" e "nosso" também são utilizados para se referir às subsidiárias em geral ou àqueles que trabalham para elas. Estas expressões também são utilizadas quando nenhum objetivo útil é atendido pela identificação da empresa em particular ou empresas.

Declarações prospectivas

Este comunicadoàimprensa e quaisquer materiais distribuídos em conexão com este comunicadoàimprensa podem conter declarações prospectivas, crenças ou opiniões sobre os futuros negócios da Takeda, posição futura e resultados das operações, incluindo estimativas, previsões, metas e planos para a Takeda. Sem limitação, as declarações prospectivas geralmente incluem palavras como "visa", "planeja", "acredita", "espera", "continua", "anseia", "objetiva", "pretende", "garante", "será", "pode", "deve", "iria", "poderia", "antecipa", "estima", "projeta" ou expressões semelhantes ou sua negação. Estas declarações prospectivas estão baseadas em suposições sobre muitos fatores importantes, incluindo os seguintes, que podem levar resultados reais a diferir materialmente daqueles expressos ou implícitos nas declarações prospectivas: circunstâncias econômicas que cercam os negócios globais da Takeda, incluindo condições econômicas gerais no Japão e nos EUA; pressões e desenvolvimentos competitivos; alterações em leis e regulamentos aplicáveis; sucesso ou fracasso dos programas de desenvolvimento de produtos; decisões das autoridades reguladoras e seu momento; incerteza de sucesso comercial para produtos novos e existentes; dificuldades de fabricação ou atrasos; flutuações nas taxas de juros e de câmbio; reclamações ou preocupações referentesàsegurança ou eficácia de produtos comercializados ou candidatos a produtos; o impacto de crises na saúde, como a nova pandemia de coronavírus, na Takeda e em seus clientes e fornecedores, incluindo governos estrangeiros nos países em que a Takeda opera, ou em outras facetas de seus negócios; o momento e o impacto dos esforços de integração pós-fusão com empresas adquiridas; a capacidade de alienar ativos que não são essenciais às operações da Takeda bem como o momento de qualquer desinvestimento; e outros fatores identificados no Relatório Anual mais recente da Takeda no Formulário 20-F, além de outros relatórios da Takeda apresentadosàComissão de Valores Mobiliários dos EUA, disponíveis no site da Takeda em: https://www.takeda.com/investors/ reports/sec-filings/ ou em www.sec.gov. A Takeda não assume nenhuma obrigação de atualizar qualquer uma das declarações prospectivas contidas neste comunicadoàimprensa ou quaisquer outras declarações prospectivas que possam fazer, exceto conforme exigido por lei ou regra da bolsa de valores. O desempenho passado não é um indicador de resultados futuros e os resultados da Takeda neste comunicadoàimprensa podem não ser indicativos nem são uma estimativa, previsão, garantia ou projeção dos resultados futuros da Takeda.

Informações médicas

Este comunicadoàimprensa contém informações sobre produtos que podem não estar disponíveis em todos os países, ou podem estar disponíveis sob diferentes marcas registradas, para diferentes indicações, em diferentes dosagens ou em diferentes intensidades. Nada aqui contido deve ser considerado uma solicitação, promoção ou anúncio de quaisquer medicamentos prescritos, incluindo aqueles em desenvolvimento.

i O Dr. LakKumar Fernando não recebeu remuneração por sua declaração.
1 Huang CY-H, et al. Genetic and phenotypic characterization of manufacturing seeds for tetravalent dengue vaccine (DENVax). PLoS Negl Trop Dis. 2013;7:e2243.
2 Tricou, V, Sáez-Llorens X, et al. Safety and immunogenicity of a tetravalent dengue vaccine in children aged 2-17 years: a randomised, placebo-controlled, phase 2 trial. Lancet. 2020. doi:10.1016/S0140-6736(20)30556-0.
3 Biswal S, et al. Efficacy of a tetravalent dengue vaccine in healthy children and adolescents. N Engl J Med. 2019; 2019;381:2009-2019.
4 Biswal S, et al. Efficacy of a tetravalent dengue vaccine in healthy children aged 4-16 years: a randomized, placebo controlled, phase 3 trial. Lancet. 2020. 2020;395:1423-1433.
5 ClinicalTrials.Gov. Efficacy, Safety and Immunogenicity of Takeda's Tetravalent Dengue Vaccine (TDV) in Healthy Children (TIDES). Acessado em março de 2021.
6 World Health Organization. Factsheet. Dengue and Severe Dengue. Abril de 2019. Acessado em fevereiro de 2021.
7 World Health Organization. Ten threats to global health in 2019. 2019. Acessado em fevereiro de 2021.
8 Guzman MG, et al. Dengue: a continuing global threat. Nature Reviews Microbiology. 2010;8:S7-S16.
9 Knowlton K, et al. Mosquito-Borne Dengue Fever Threat Spreading in the Americas. The Natural Resources Defense Council (NRDC). 2009. Acessado fevereiro de 2021.
10 Chan E, et al. Using web search query data to monitor dengue epidemics: a new model for neglected tropical disease surveillance. PLoS Negl Trop Dis. 2011;5:e1206.
11 Centers for Disease Control and Prevention. About Dengue: What You Need to Know. Maio de 2019. Acessado em de fevereiro de 2021.
12 UNICEF. Vaccination and Immunization Statistics. 2019. Acessado em fevereiro de 2021.

A versão oficial e autorizada do comunicado é a emitida na língua original do mesmo. A tradução é apenas uma ajuda, devendo a mesma ser conferida com o texto na sua língua original, que é a única versão com validade legal.


Contato:

Mídia japonesa

Ryoko Matsumoto

[email protected]

+81 (0) 3-3278-3414

Mídia fora do Japão

Rachel Wiese

[email protected]

+1 917-796-8703


Fonte: BUSINESS WIRE

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp