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18/05/2021 às 13h35min - Atualizada em 18/05/2021 às 14h20min

REPLY: Nova pesquisa intitulada “Tendências do e-commerce: Mobilidade e vendas de automóveis”, analisa a percepção atual do conceito de mobilidade e analisa as últimas tendências tecnológicas

A plataforma de monitoramento Trend Sonar analisa a evolução do e-commerce no setor automotivo e como o mundo digital está virtualmente ampliando o conceito de mobilidade

DINO

Por meio da sua plataforma proprietária de monitoramento de tendências Trend Sonar, a Reply conduziu recentemente um estudo para examinar como o modelo de e-commerce evoluiu ao longo do tempo - principalmente no setor automotivo - revolucionando o setor e, consequentemente, influenciando as expectativas dos clientes.

A abordagem digital e a forte presença online tornaram-se indispensáveis no setor automotivo, especialmente desde o ano passado, quando a pandemia global colocou o mundo digital em uma via preferencial, recompensando as empresas que conseguiram mudar seu modelo de negócios rapidamente em favor da digitalização.

Ao longo do passado ano (mais especificamente de abril de 2020 a março de 2021), analisando a frequência de menções de milhões de fontes online – artigos de mídia especializada, mídia de massa, patentes e publicações científicas – a plataforma de monitoramento Trend Sonar da Reply confirmou, de fato, um crescimento de 61% no conteúdo relacionado ao e-commerce automotivo em comparação aos 12 meses anteriores.

Uma evolução que começa de longe. As mudanças não são uma novidade no setor automotivo: foi protagonista, nos últimos 20 anos, de uma revolução sem precedentes. A análise da Reply, de fato, mostra que existem todas as condições e pré-requisitos para que o setor se encontre no limiar de uma nova descontinuidade.

Os primeiros mercados online para carros usados datam do ano 2000, enquanto alguns anos mais tarde, as primeiras plataformas de corretor online começaram a ganhar popularidade, conectando diretamente revendedores autorizados e consumidores finais e oferecendo serviços de reserva online, configuração de carro e brochura digital. Seguiram-se as primeiras concessionárias online e, nos últimos anos, as montadoras passaram a vender seus veículos diretamente ao consumidor final, adotando os modelos Direto ao Consumidor.

Cenário de hoje: entre o mundo físico e o digital. Com a pandemia da Covid-19, o ritmo da digitalização teve uma grande aceleração: sistemas de análise digitalizados, ferramentas de preços e processos de financiamento são agora um padrão necessário para ajudar a aumentar as oportunidades no setor. O estudo da Reply destaca como, justamente neste momento, nos encontramos em uma encruzilhada entre a oferta de serviços digitais e tradicionais. De fato, em breve, espera-se que serviços como showrooms 3D, test drives virtuais, ferramentas de configuração avançada e serviços de concierge digital tenham um uso cada vez maior, permitindo que os consumidores testem e configurem produtos diretamente online.

Ao optar por vendas online diretas aos clientes, os fabricantes de automóveis digitais nativos estão virando o modelo tradicional de compra de automóveis de cabeça para baixo. A jornada do cliente também foi impactada pela atual revolução em andamento: leasing, financiamento, escolha de seguradoras e coberturas ou mesmo registro de veículos digitalizaram e automatizaram recentemente a experiência do cliente, reduzindo o tempo de espera e eliminando documentos em papel.

O futuro da mobilidade é cada vez mais virtual. Desde que os serviços de compartilhamento de carros entraram no mercado, a mobilidade começou, de fato, a ser percebida como um serviço construído em todo o mundo digital. Muitos fabricantes de automóveis e fornecedores da indústria estão adotando uma abordagem em que o automóvel está se tornando uma plataforma capaz de fornecer acesso a um amplo ecossistema digital de dados e serviços baseados em aplicativos. De fato, no futuro, para além de meio de mobilidade e transporte, espera-se que os automóveis sejam cada vez mais utilizados como ferramenta de recolha de dados sobre os clientes. O acesso, a troca e o compartilhamento desta informação serão decisivos para definir a dinâmica futura e para oferecer ao cliente um leque de serviços mais completos e personalizados, podendo incluir soluções propostas pelos próprios clientes.

Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis no site da Reply em “Tendências do e-commerce: mobilidade e vendas de automóveis”.

Reply
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Fonte: BUSINESS WIRE

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