Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
03/05/2021 às 16h45min - Atualizada em 03/05/2021 às 22h20min

Como APIs estão ajudando empresas a impulsionar novos canais de vendas

Um dos maiores clubes de assinaturas de vinhos do mundo, com mais de 170 mil assinantes, conseguiu escalar o desenvolvimento de integrações e APIs do seu aplicativo com a ajuda de uma plataforma que permitiu impulsionar novos canais omnichannel aos seus clientes.

DINO
https://www.linkapi.solutions

Conectar dados de diferentes sistemas e aplicações de forma ágil e performática tem se tornado um grande diferencial para empresas que querem acelerar sua transformação digital e escalar seu crescimento.

Segundo um estudo da Grand View Research, em 2019, o mercado global de transformação digital estava avaliado em mais de 284 bilhões de dólares e com perspectiva de crescimento de 22,5% entre 2020 a 2027. No Brasil, segundo um estudo da Gartner, o mercado de softwares estava avaliado em 3,8 bilhões de dólares em 2020 com perspectiva de crescimento de 12,5% entre 2020 a 2024.

Isso mostra que o cenário de empresas de SaaS e tecnologia é de crescimento robusto. Com o aumento do número de softwares e aplicações no mundo corporativo, cada vez mais é necessário implementar tecnologias que conectem os dados de todos esses sistemas.

Para isso, as empresas têm buscado plataformas de integrações e gestão de APIs que ajudam a construir arquiteturas de APIs ágeis e escaláveis, permitindo alavancar novos negócios e novos canais de experiências não só para seus clientes, mas também para parceiros.

Foi o que aconteceu com a Wine quando precisou desenvolver seu aplicativo aos seus usuários, de forma que ele fosse totalmente integrado com seu ecossistema. 

Em entrevista, o CTO, Clayton Freire, contou que a empresa tinha um desafio de construir uma arquitetura de tecnologia ágil, segura e escalável que suportasse integrar o seu novo aplicativo com sua plataforma e outras dezenas de sistemas, e conseguiu acelerar a entrega do projeto de oito para três meses com o uso de uma plataforma de gestão de APIs e integrações.

A importância de uma arquitetura de APIs ágil e performática

Uma plataforma de gestão de APIs e integrações pode transformar totalmente o ambiente tecnológico de uma empresa e alavancar projetos considerados estratégicos. A Wine, por exemplo, quando precisou desenvolver seu aplicativo conseguiu conectar diversos canais online e offline com a ajuda da LinkApi, uma plataforma de gestão de APis e integrações, totalmente brasileira.

Com uma arquitetura rodando toda em cloud e microsserviços, incluindo dezenas de aplicações internas e externas que se conectam em sua tecnologia, o uso de APIs de forma gerenciada se tornou uma necessidade fundamental para o negócio da empresa.

O desafio das integrações dentro das empresas

Todo tipo de integração e sua manutenção é bastante custoso para as empresas sob o ponto de vista de esforço tecnológico para construir novos projetos, prejudicando diretamente os prazos de entrega, além de demandar um ambiente robusto de servidores e infraestrutura.

Projetos de tecnologia, como desenvolvimento de aplicativos que atendam a necessidade do negócio de forma estratégica, precisam comportar uma arquitetura de APIs que sejam escaláveis e performáticas, permitindo o consumo de dados de diferentes pontos como estoques, fornecedores, vendas, lojas e pedidos, faturamentos etc.

Na Wine, o CTO Clayton Freire comentou que o projeto do desenvolvimento do aplicativo levaria algo em torno de oito meses para ser entregue, caso as APIs fossem construídas pelo time interno de tecnologia sem o uso de uma ferramenta. Além disso, para construir uma arquitetura robusta de APIs seria necessário ampliar a equipe e a infraestrutura de cloud da empresa.

Foi então que, em 2019, a Wine buscou a LinkApi com o objetivo de viabilizar a construção de uma arquitetura de APIs para o projeto do aplicativo. Assim, em apenas três meses o aplicativo foi lançado e totalmente integrado ao ecossistema da empresa.

“Com o uso de uma plataforma de Gestão de APIs, conseguimos redesenhar o aplicativo de forma que ele consumisse todas as APIs nessa plataforma, acelerando a entrega e escalabilidade do projeto”, afirmou Clayton Freire.

Plataforma de APIs e integrações

Uma plataforma de gestão de APIs e integrações oferece facilidades de uso que acelera o processo de criação de gateways de APIs, podendo escalar não só as APIs de um aplicativo, como também todo o ecossistema de uma empresa. É possível criar e reutilizar componentes de qualquer tipo de data source, como banco de dados, webservices, aplicações REST, entre outros. O ganho de produtividade é imenso.

Uma API que levaria mais de uma semana para ser construída pode levar de um ou dois dias com o uso de uma plataforma de gestão de APIs e integrações como a LinkApi.

No caso da Wine, hoje, todo o ecossistema da empresa é baseado em APIs com integrações da plataforma com gateway de pagamento, ERP, WMS, transportadores e outros sistemas, desde o primeiro contato até a chegada dos produtos na casa do cliente. Todas as integrações, somando mais de trezentas no total, foram migradas para a LinkApi e toda nova integração é construída diretamente com o uso dessa plataforma.

Como as APIs impactam na estratégia do negócio

Uma boa estratégia de APIs pode alavancar os negócios com inovação aberta e abrir novas oportunidades. Construir e gerenciar integrações são um ponto crucial para a transformação tecnológica de uma empresa e pode gerar impactos diretos na oferta de serviços e, consequentemente, na estratégia de negócio.

As integrações são um ponto crítico devido à alta complexidade das arquiteturas de APIs, com alta demanda de tempo para o desenvolvimento, alto custo com infraestrutura e dificuldades em sua gestão. Por isso, é fundamental que as empresas busquem por soluções tecnológicas ágeis que possam simplificar operações complexas de APIs e integrações.  

Segundo o CTO, Clayton freire, com o uso da plataforma LinkApi, a Wine conseguiu lançar um aplicativo totalmente integrado e conectado com seu ecossistema, oferecendo uma experiência multicanal ao cliente.

A LinkApi é uma plataforma de gestão de APIs e integrações, totalmente brasileira, que oferece soluções de API Management, plataforma de integração e DevTools.



Website: https://www.linkapi.solutions

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp