Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
26/10/2015 às 16h00min - Atualizada em 26/10/2015 às 16h00min

Câncer é tema de palestras no Núcleo do idoso

Coordenadoria de Comunicação - PMPK

A Prefeitura de presidente Kennedy, através da Secretaria de Saúde, preparou palestra para usuárias dos serviços de saúde da Sede, Leonel e São Salvador para falar da importãncia da prevenção ao câncer de mama, o mais comum entre as mulheres.

A expectativa é de 150 mulheres participem do encontro, realizado no Núcleo do idoso. Atividades alusivas ao Outubro Rosa estão acontecendo em todas as unidades de saúde do município.

Fatores de risco

 

Entre os fatores de risco, a idade avançada, a exposição prolongada aos hormônios femininos, o excesso de peso e a história familiar ou de mutação genética. 

Em função disso, as palestras às mulheres abordaram a importância da boa alimentação e da atividade física, bem como a importância de se fazer o autoexame e de manter o hábito de ir ao ginecologista com regularidade.

Estão mais suscetíveis à doença as mulheres que não tiveram filhos ou tiveram o primeiro filho após os 35 anos, não amamentaram, fizeram uso de reposição hormonal (principalmente com estrogênio e progesterona associados), menstruaram muito cedo (antes dos 12 anos) e entraram mais tarde na menopausa (acima dos 50 anos). No entanto, há casos de mulheres que desenvolvem a doença sem apresentar fatores de risco identificáveis.

Sintomas

Em geral, o primeiro sinal da doença costuma ser a presença de um nódulo único, não doloroso e endurecido na mama. Outros sintomas, porém, devem ser considerados, como a deformidade e/ou aumento da mama, a retração da pele ou do mamilo, os gânglios axilares aumentados, vermelhidão, edema, dor e a presença de líquido nos mamilos.

Diagnóstico

A mamografia (raios-X das mamas) é o exame mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas. O exame clínico e outros exames de imagem e laboratoriais também auxiliam a estabelecer o diagnóstico de certeza.

Apesar de a maioria dos nódulos de mama ter características benignas, para afastar qualquer erro de diagnóstico, deve ser solicitada uma biópsia para definir se a lesão é maligna ou não e seu estadiamento (análise das características e da extensão do tumor).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp