Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
25/01/2021 às 18h52min - Atualizada em 25/01/2021 às 19h20min

Hospital de Base de Rio Preto conquista o selo Covid Free Excelente por boas práticas no enfrentamento da Covid-19

O selo foi instituído pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibis) como forma de demonstrar para a sociedade os hospitais que possuem ambiente seguro e zelam pelo bem estar de todos os pacientes internados ou atendidos, inclusive os que têm Covid-19, além dos colaboradores que lidam com atendimento direto ao público, de acordo com os padrões nacionais e internacionais de segurança hospitalar.

DINO
http://www.hospitaldebase.com.br

Nas últimas duas semanas, a média móvel de mortes por Covid-19 no Estado de São Paulo está acima de 200 óbitos diários. O dado, que considera a média dos registros dos últimos sete dias, é de 222 neste domingo (24). O indicador já está acima de 140 mortes por dia desde o início deste ano.

Os números de janeiro comprovam que a pandemia do novo coronavírus voltou com intensidade maior do que no seu início, em março do ano passado. Janeiro ainda não terminou e o número de novos casos já ultrapassou o total de dezembro inteiro. Foram 237.130 novos casos confirmados entre os dias 1º e 24 de janeiro, 16.486 casos a mais do que o mês de dezembro inteiro. 

O impacto é imediato na estrutura da Saúde, sobretudo nos grandes complexos hospitalares.

Para minimizar os riscos aos pacientes com Covid-19 assim como todos outros e os seus funcionários, alguns hospitais têm buscado aprimorar os processos e a sua infraestrutura para proporcionar mais segurança.

E para reconhecer este empenho, foi lançado o selo Covid Free Excelente pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibis). Ele já conferiu este selo a alguns centros médicos, dentre eles, o Hospital de Base de São José do Rio Preto, que integra o complexo hospitalar da Funfarme, um dos maiores do interior paulista.

O selo é a forma do Ibis demonstrar para a sociedade que o Hospital de Base de Rio Preto possui boas práticas preventivas no enfrentamento do novo coronavírus, atestando que a instituição possui ambiente seguro, que segue padrões nacionais e internacionais estabelecidos nos manuais da certificação.

Tal certificação preza não só pelo ambiente seguro, mas pela saúde de pacientes diagnosticados com a Covid-19, além daqueles com as demais doenças e todos os colaboradores que lidam com atendimento direto ao público.

O selo Covid Free é uma forma de tranquilizar todos aqueles que terão contato com o ambiente hospitalar, fazendo com que se sintam acolhidos e protegidos nas dependências do Complexo.

O Manual de Boas Práticas Preventivas para o Enfrentamento do Coronavírus foi desenvolvido pelo Comitê Científico do IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde), composto por profissionais especializados no sistema de saúde, baseado em referências científicas mundiais adaptadas à realidade brasileira.

4º hospital a receber o selo no país

O processo de certificação é dividido em três etapas: diagnóstico, certificação e manutenção. Durante o diagnóstico foram avaliados 115 itens, em diversas seções, e o HB estava em conformidade com todos os itens analisados. O HB é a quarta instituição de saúde do Brasil e a primeira da região Noroeste Paulista a receber o selo.

De acordo com o manual os detalhes avaliados foram:

  • distanciamento físico;
  • higiene e limpeza;
  • equipamentos de proteção;
  • monitoramento de saúde;
  • deveres e direitos dos trabalhadores;
  • treinamento;
  • comunicação;
  • planos de emergência.

Até agora, o complexo Funfarme já realizou mais de 130 mil exames de PCR e mais de 2 mil pacientes diagnosticados com a Covid-19 já tiveram alta.

Hospital de Base compõe o complexo Funfarme, um dos maiores do Brasil

O Hospital de Base de Rio Preto integra o complexo hospitalar da Funfarme, um dos maiores e mais importantes do Brasil. A Funfarme reúne o HB e o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), hospitais-escola ligados à Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp).

O HB (como é conhecido por todos) e o HCM destacam-se pelos corpos clínicos altamente qualificados, com médicos reconhecidos nacionalmente, e pela alta tecnologia que oferecem aos pacientes, dos quais, 85% são do Sistema Único de Saúde (SUS).

Embora o complexo seja a referência para o atendimento de mais de 2 milhões de habitantes dos 102 municípios pertencentes à Divisão Regional de Saúde de Rio Preto (DRS 15), seus hospitais e demais unidades (hemocentro e unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro) atraem pessoas de todas as regiões do Brasil e até da América Latina, que reconhecem a qualidade da medicina e de seus serviços.

Isto faz com que a Funfarme apresente números impressionantes, que a colocam entre os maiores complexos hospitalares do Brasil. São mais de 794 mil atendimentos por ano feitos por 1.630 médicos e outros 1.700 profissionais da Saúde. No total, a Funfarme possui 7.500 funcionários, população maior do que as de algumas cidades do Noroeste paulista.

HB e HCM possuem 1.102 leitos, dos quais 914 de enfermaria e 188 de UTI e um dos maiores centros cirúrgicos do país, com 32 salas onde são realizados mais de 43 mil procedimentos por ano.



Website: http://www.hospitaldebase.com.br

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp