Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
13/08/2015 às 12h33min - Atualizada em 13/08/2015 às 12h33min

Com expansão, Farmácia Municipal atende a mais de 450 usuários por dia

Por André Jordão

 

A Farmácia Básica de Presidente Kennedy está atendendo cerca de 450 usuários por dia que recebem medicamentos sem nenhum custo.

A demanda tão alta tem um motivo: O REMUNE (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais) tem 389 itens diferentes, uma das maiores variedades de medicamentos do ES.

A farmacêutica, Karolina Schumacker é a coordenadora de assistência farmacêutica do município. Segundo ela o estoque atual chega a quase 80% da lista. “Atualmente estamos com 76% de medicamentos em estoque, mas até a semana que vem chegaremos a 90%. Pretendemos em breve ter todos os medicamentos do REMUNE a disposição da população”, disse.

Com um choque de gestão, Karolina explica que agora todos os medicamentos são entregues exclusivamente por um profissional farmacêutico. “Tínhamos apenas dois farmacêuticos para todo o município de Presidente Kennedy, hoje temos dez aqui na sede e mais três nas unidades de saúde. Estamos descentralizando o atendimento, para que a população possa ter o remédio na própria localidade”, explicou.

Com a mudança, quem precisar de um medicamento da Farmácia Básica Municipal não precisa se descolar até a sede do município onde funciona a farmácia central. Nas próprias comunidades o morador poderá retirar seu medicamento com um farmacêutico responsável fazendo a dispensação orientada.

“Já estamos com três unidades de saúde que possuem as farmácias de apoio, Jaqueira, Mineirinho e Marobá. Até o fim do ano em pelo menos mais três unidades este serviço será implementado”, afirmou Karolina.

Uma série de medidas para agilizar e modernizar o atendimento estão sendo tomadas. O atendimento humanizado, cadastramento dos usuários, espaço confortável, aquisição de prateleiras para estoque, bem como orientação ao paciente quanto aos cuidados na administração dos medicamentos, são algumas das medidas.

Para ser atendido, o usuário deverá estar de posse do cartão de SUS, cartão do AMA e documento com foto do paciente, além de apresentar a receita médica.

A farmácia municipal funciona diariamente das 7h00 às 16h00 (inclusive no horário de almoço), em frente à Praça Manoel Fricks Jordão. Telefone: (28) 3535-1205.

 

Confira as unidades de Farmácia Básica de Presidente Kennedy:

Sede – em frente a Praça Manoel Fricks Jordão – 3535-1205

Farmácia na Unidade Básica de Saúde de Jaqueira – Farmacêutica: Manuele

Farmácia na Unidade Básica de Saúde de Marobá – Farmacêutica: Karine

Farmácia na Unidade Básica de Saúde de Mineirinho – Farmacêutica: Fernanda


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp