Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
27/11/2014 às 17h19min - Atualizada em 27/11/2014 às 17h19min

Presidente Kennedy capacita profissionais para mercado de trabalho

Comunicação PMPK

Cerca de duzentas pessoas participaram, nesta quarta-feira (26), no município de Presidente Kennedy, de cerimônia de entrega de certificados dos cursos promovidos pelo Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria do Espírito Santo (Sesi-ES) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em parceria com a Prefeitura Municipal. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação. Os alunos formados concluíram os cursos de Padeiro e Confeiteiro, Pedreiro de Alvenaria e Vedação, Informática Básica,  Mecânica de Automóveis Leves, Mecânico de Motocicleta, Pintor de Imóveis,  Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Vendedor, Auxiliar Administrativo e Cuidador de Idosos.   

 

A secretária de Assistência Social, Maisa Dockhorn Fosse, destacou a iniciativa da prefeitura de levar capacitação profissional à população, promovendo novas oportunidades no mercado de trabalho. “Estamos alcançando pessoas que não tinham acesso à qualificação de qualidade. O resultado disso é uma mudança na vida daqueles que buscam oportunidade não só no município como em outras regiões”, afirmou.

 

A prefeita Amanda Quinta Rangel informou sobre a expectativa de estender os cursos nas unidades móveis nas comunidades do interior como São Salvador, Jaqueira, São Paulo e Santa Lúcia. “Nosso objetivo é que todos tenham oportunidades iguais, vencendo todas as dificuldades, como as de deslocamento, por exemplo. Vamos oferecer capacitação para toda a população, preparando o município para os empreendimentos e oportunidades futuras”, destacou.

 

Para o próximo ano, Amanda adiantou sobre a instalação de uma agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no município. A unidade vai prestar serviços de intermediação de mão de obra, seguro desemprego, emissão de carteira de trabalho e novas oportunidades de capacitação profissional. “É mais um importante passo que estamos dando para a inclusão destes e outros profissionais no mercado de trabalho, diminuindo a taxa de desemprego no município.”

 

Entre 2013 e 2014, aproximadamente 250 alunos concluíram os dez cursos oferecidos pela prefeitura em parceria com o Sesi/Senai/Pronatec. Mais 40 cursos serão ofertados no próximo ano, dentro do Projeto Progredir, pela Agência de Treinamento de Presidente Kennedy, oferecendo qualificação profissional para cerca de 1.500 pessoas até o final do ano. Há oportunidades nos segmentos de estética, gastronomia, informática, moda e construção civil. Todos os cursos são gratuitos.

 

Estão previstos, ainda, a partir de 2015, a implantação dos programas Jovem Aprendiz e Transporte Pró-Emprego no município. O primeiro é uma ferramenta de inserção do aluno de  ensino fundamental, médio e superior ao primeiro emprego, por meio de parcerias com empresas locais, e o segundo voltado para o mercado de trabalho regional, disponibilizando transporte gratuito para candidatos às vagas em outros municípios.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp