29/09/2020 às 17h30min - Atualizada em 30/09/2020 às 00h02min

O dia a dia da Biologia Molecular no Laboratório Clínico foi tema de encontro com especialista no 1º Congresso Virtual da SBPC/ML

O tema foi conduzido pelo Dr. Flávio Ferraz Paes Alcantara.

DINO
https://congressovirtualsbpc.org.br/

A Biologia Molecular tem um papel fundamental no diagnóstico laboratorial do novo Coronavírus. Para falar sobre o trabalho que os profissionais dessa área estão desempenhando nesse período de pandemia, a diretoria da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML) convidou o Dr. Flávio Ferraz Paes Alcantara para ministrar o encontro com especialista no tema "O dia a dia da Biologia Molecular no Laboratório Clínico".

Entre os assuntos abordados na apresentação, estavam os tipos de equipamentos utilizados hoje em dia pelos laboratórios clínicos para a amplificação e detecção molecular de vírus diversos, além de tecnologias inovadoras, que prometem fazer a diferença, como é o caso do MinION, um aparelho semelhante a um celular de flip flop. Nele, é colocada uma amostra extraída com pouco tempo de preparo e depois o aparelho é plugado no computador para que seja feito o sequenciamento. "Ele tem uma tecnologia diferente e não necessita separação de sala. A taxa de erros ainda é alta, precisa ser melhorada, mas é uma tecnologia promissora", explica.

O especialista fez dois alertas importantes ao longo da palestra. O primeiro foi acerca do controle de qualidade. "É importante planejar detalhadamente a validação de métodos. É uma etapa crucial para se atestar o desempenho do método. É possível comparar pools de amostras positivas versus os Calibradores Comerciais".

Ele ressaltou também a importância da organização e rígido controle de qualidade interno e externo nos processos da biologia molecular. "o acompanhamento do comportamento dos controles traz segurança com relação a reprodutibilidade e exatidão dos testes, assim como ausência de contaminação", comenta.

O outro ponto de atenção foi sobre o descarte adequado de resíduos no laboratório. Na Biologia Molecular, os materiais devem ser inativados antes do descarte, por isso todos eles passam por hipoclorito de sódio. As ponteiras, precisam ser inutilizadas com cuidado, pois são materiais cortantes. "é importante conhecer os produtos e suas características".

O Dr. Flávio conclui sua atividade mencionando que a SBPC/ML possui comitês variados, entre eles um dedicado à Patologia Molecular e Genômica, cujo objetivo é disseminar informações a todos e apoiar a entidade no momento de propor posicionamentos necessários e pertinentes à área, e que os interessados em contribuir podem se vincular ao comitê, que é de participação exclusiva aos associados da SBPC/ML.

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e profissionais de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.

SBPC/ML - Atendimento à imprensa
Advice Comunicação Corporativa
Meriely Dantas| meriely.dantas@advicecc.com | (11) 5102-5253
Christiane Mariotto | Christiane.mariotto@advicecc.com | (11) 5102-5256
Fernanda Dabori | fernanda.dabori@advicecc.com| (11) 5102-5255



Website: https://congressovirtualsbpc.org.br/
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp