24/09/2020 às 16h08min - Atualizada em 27/09/2020 às 00h03min

Dados indicam que 86% dos consumidores buscam priorizar compras online na Black Friday e Natal

O aumento do volume de consumo em plataformas de e-commerce é um dos fatores que têm marcado o ano de 2020.

DINO
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O aumento do volume de consumo em plataformas de e-commerce é um dos fatores que têm marcado o ano de 2020. Esse cenário se deve, em grande parte, às restrições comerciais impostas pela pandemia do novo coronavírus, que limitou o funcionamento de lojas físicas por todo o país.

Ainda que as medidas de restrição tenham passado por uma considerável flexibilização desde o início do ano, consumidores pretendem continuar a priorizar as compras realizadas por meios digitais. É o que indicam os dados de pesquisa realizada pela Rakuten Advertising.

O fortalecimento do e-commerce em 2020

A pesquisa "O Caminho para a Retomada: os Picos de Venda para 2020 Repensados" aconteceu durante os meses de junho e julho de 2020 e entrevistou 8 mil pessoas de todo o mundo a fim de entender melhor os hábitos de compra online e como a pandemia pode ter influenciado tais comportamentos.

Além disso, entrevistados puderam dividir os planos de compras para o último trimestre do ano, uma época bastante movimentada para lojas online em decorrência de eventos como a Black Friday e o Natal, que são ansiosamente esperados por consumidores ao redor do globo.

Muitas empresas não tiveram outra opção senão desenvolver os respectivas lojas online de maneira acelerada, priorizando as vendas por meio dos e-commerces. O esforço, aparentemente, foi recompensado: durante o período analisado pelo estudo, muitas pessoas fizeram compras em lojas online pela primeira vez.

O impacto da covid-19 nos hábitos de compra

Ao longo da pesquisa, por volta de 86% dos brasileiros entrevistados afirmaram que pretendem utilizar dispositivos digitais como método prioritário na realização de compras durante os três últimos meses de 2020. Chineses, em sua grande maioria (90%), afirmam ter os mesmos planos.

No mesmo período analisado, aproximadamente 78% dos brasileiros afirmam que têm o desejo de presentear alguém nos meses de outubro, novembro e dezembro. Para tanto, possuem a intenção de aproveitar as ofertas sazonais.

De todos os consumidores entrevistados no mundo, metade afirma dar preferência a empresas pequenas e locais ao longo da pandemia. Segmentos como o de viagens e vestuário sofreram uma queda brusca, de 80% e 55% respectivamente.

Em contrapartida, o segmento de refeições prontas cresceu em 54%, sendo acompanhado pelo entretenimento digital, que cresceu 45% em todos os países analisados.

A situação da loja física

Ainda que e-commerces tenham ganhado uma força avassaladora nos últimos meses, a experiência proporcionada por lojas físicas ainda tem lugar cativo no coração dos brasileiros. Segundo o estudo, por volta de 58% dos entrevistados gostariam que houvessem soluções híbridas, que aliam a comodidade do e-commerce e o atendimento personalizado proporcionado pelas lojas físicas.

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