Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
21/09/2020 às 15h18min - Atualizada em 21/09/2020 às 15h18min

Covid-19: secretário diz que número de casos deve aumentar nos próximos dias, mas não significa "nova onda"

Nésio Fernandes explicou os fatores que vão influenciar no aumento de casos

Folha Vitória

Após ultrapassar a marca de 124 mil casos de coronavírus, no último domingo (20), o Espírito Santo pode ter um aumento no número de pacientes infectados com a doença nos próximos dias. A afirmação é do secretário de saúde do Estado, Nésio Fernandes, que disse, nas redes sociais, que apesar da tendência de aumento, não significa que teremos uma "nova onda" de contaminações.

"Nas próximas semanas teremos um aumento no número de casos observados de COVID-19+ no ES. Teremos muitos pacientes positivos nos diversos inquéritos e pela mudança de critério de testagem e investigação de contatos domiciliares. Por enquanto, não será a 'segunda onda'", disse o secretário.

Conforme anunciado na semana passada, agora, todo cidadão capixaba com qualquer sintoma respiratório que cause suspeita de coronavírus poderá realizar o teste PCR em tempo real. 

Além disso, o Estado deve iniciar nos próximos dias o Inquérito Escolar, que testará estudantes e professores de 13 cidades do Espírito Santo.

"As internações hospitalares e o comportamento do óbito por COVID-19 são os principais marcadores de uma "segunda onda" concreta. Nossa meta é diagnosticar muito e bloquear melhor a cadeia de transmissão. Ter muitos casos será um fator de busca/enfrentamento", afirmou Nésio.

O secretário também lembrou que apesar da flexibilização de diversas atividades, é preciso que as pessoas continuem com as medidas sanitárias para que uma segunda onda de casos possa ser evitada.

"Desde o início da pandemia temos dito que podemos viver momentos de abertura/restrição alternados. Agora viveremos semanas de ampla retomada das atividades sociais e econômicas. Respeitando os protocolos sanitários e fazendo muito diagnóstico/bloqueio, preservaremos vidas".

"Mas sem respeito aos protocolos, a exposição de suscetíveis poderá voltar a elevar casos/internações/óbitos. Caso esses três elementos voltarem a crescer de modo sustentável, estaremos vivendo uma "segunda onda" com possível repercussão sobre atividades econômicas e sociais", finalizou Nésio.

Números no ES

O Espírito Santo superou neste domingo (20) a marca de 124 mil casos de coronavírus. Segundo a última atualização do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em 24 horas foram registradas mais 14 mortes e 571 casos da covid-19.

Com isso, o número de pessoas que perderam a vida por causa da doença no Espírito Santo subiu para 3.422 e o de infectados para 124.291. Por outro lado, 113.819 pacientes do estado conseguiram se recuperar da doença.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp