15/09/2020 às 14h20min - Atualizada em 15/09/2020 às 14h20min

Presidente Kennedy terá serviço de ambulâncias do Samu 192

Da Redação

A Prefeitura de Presidente Kennedy, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) vem trabalhando para o município receber uma base de expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), no programa “SAMU para todos”.

O investimento contará com o cofinanciamento de custeio e investimento anual entre Estado e Município. O Estado arcará com 60% do custo de implantação e o município 40%, além de disponibilizar a infraestrutura padronizada das bases descentralizadas, que deverão estar estrategicamente localizadas, de forma a contemplar os atendimentos da região.

Segundo a Sesa, o processo de chamamento público está em andamento para implantação do serviço em Presidente Kennedy. Após o trâmite as ambulâncias e os profissionais já começarão a atuar no município.

O Samu 192 já havia sido anunciado no início deste ano pelo secretário de saúde, Jairo Fricks. A expectativa tanto do Governo do Estado como da Prefeitua é de que o serviço seja disponibilizado à população ainda em 2020.


Samu 192

O Samu 192 faz parte da rede de Urgência e Emergência do Estado. É um serviço de socorro que funciona 24 horas, por meio da prestação de orientações e do envio de unidade móvel e equipe capacitada para realização do atendimento. Sua finalidade é prestar socorro à população em casos de risco à vida, realizando atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas.

Atualmente o Samu serviço atende a 51% da população do Estado, estando presente em 18 municípios, abrangendo uma população de aproximadamente 2,2 milhões de pessoas. Com o crescente aumento da demanda existe a necessidade de ampliar a cobertura para todas as regiões do Estado do Espírito Santo, com vistas a atender o paciente com o melhor recurso no menor tempo possível. Atualmente, o Espírito Santo conta com 31 ambulâncias do Samu sendo 22 unidades básicas e nove unidades avançadas.

Municípios já atendidos pelo Samu 192: Afonso Cláudio, Anchieta, Brejetuba, Cariacica, Domingos Martins, Fundão, Guarapari, Itaguaçu, Itarana, Marechal Floriano, Piúma, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Serra, Venda Nova do Imigrante, Viana, Vila Velha e Vitória.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp