Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/02/2017 às 07h00min - Atualizada em 16/02/2017 às 07h00min

Municípios do litoral Sul do ES se unem para buscar soluções integradas

Aqui Notícias
Prefeitos: Luciano de Paiva Alves (Itapemirim), Amanda Quinta Rangel(Presidente Kennedy) e José Ricardo Pereira da Costa(Piúma)

No mundo do futebol, o termo G4 é utilizado para destacar as equipes mais fortes do campeonato, que estão com mais chances de sair com o título ou se classificar para torneios internacionais. Em quatro municípios que compõem o litoral sul capixaba, no entanto, o termo será para ilustrar o que pode ser uma nova fase para a região, buscando levar as cidades ao topo do desenvolvimento: a união para buscar soluções integradas e viabilizar economicamente quatro cidades que irão formar um Consórcio.

Itapemirim, Presidente Kennedy, Marataízes e Piúma deram mais um passo importante nessa terça-feira para a consolidação do Consórcio G4. Em reunião no auditório da prefeitura de Itapemirim, representantes dos quatro municípios se comprometeram a assinar o termo que permitirá uma série de ações conjuntas para desafogar gargalos em diversas áreas, entre as quais, saúde, educação, desenvolvimento econômico e social.

Um estudo desenvolvido durante mais de dois anos, feito pelos quatro municípios, em parceria com o Sebrae e o Governo do Estado, trouxe um diagnóstico completo da situação encontrada e aponta possíveis caminhos para solucionar os problemas em diversas áreas.

Na reunião, estavam presentes o prefeito anfitrião, Luciano Paiva; a prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta; o prefeito de Piúma, Professor Renato; e representantes do prefeito de Marataízes, Tininho, que não pode ficar e justificou sua ausência.

Em sua fala, o prefeito de Piúma destacou a importância do estudo e do Consórcio. “Estou ansioso para juntos fazermos nossa região se desenvolver. Vamos aproveitar o estudo e fortalecer o Consórcio. Precisamos enxergar nossos municípios para além das fronteiras”, comentou Professor Ricardo.

A prefeita de Presidente Kennedy, Amanda Quinta, destacou a importância do Consórcio como ferramenta de desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda. “Temos problemas semelhantes e precisamos buscar as soluções em conjunto. Nossos municípios são muitos próximos e enfrentam basicamente os mesmos desafios. A nossa região precisa ser melhor vendida lá fora. Precisamos valorizar não só o turismo do litoral e praia, mas também o rural, agropecuário. Essa é uma de nossas potencialidades”, comentou Amanda. E acrescentou: “atualmente, nossos jovens recebem incentivos para se capacitar profissionalmente. Mas depois eles precisam retornar e encontrar trabalho em suas áreas. O Consórcio será importante para encontrarmos caminhos para que nossa mão de obra qualificada não precise deixar nossa região”.

O prefeito de Itapemirim, Luciano Paiva, disse que esse era um momento histórico. “Estou muito feliz com o que foi apresentado aqui hoje. É uma data marcante. Estou verdadeiramente emocionado. Precisamos fazer isso mesmo: nos unir e dar as mãos para juntos conseguirmos crescer”, enfatizou.

O Consórcio G4 tem por objetivo viabilizar ações em diversas áreas para solucionar problemas e buscar iniciativas integradas para reduzir custos e resultados mais próximos de cada município. Um exemplo citado durante a reunião foi a bolsa estudantil e transporte para universitários. Os prefeitos entendem que se apresentarem para a iniciativa privada o potencial da região, é possível criar um polo educacional que fique mais perto dos moradores dos quatro municípios e, com isso, evitar que os jovens tenham que ir para outras cidades estudar.

Ao final da reunião, os prefeitos saíram com o compromisso de assinarem, assim que estiverem prontos, os documentos para oficializar o consórcio e então dar início as ações.

Os quatro municípios representam hoje aproximadamente 3% do território capixaba, tem uma população de cerca de 115 mil habitantes e um PIB que gira em torno de R$ 11 bilhões.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp