10/08/2020 às 11h37min - Atualizada em 10/08/2020 às 11h51min

Organização cria workshop online para auxiliar candidatos a prefeito a montarem planos de governo pós-crise da Covid-19

Curso online organizado pela Comunitas é gratuito, suprapartidário e realizado em parceria com o Columbia Global Centers do RJ, escritório que representa a Universidade de Columbia no Brasil. As Inscrições começam dia 10 de agosto

DINO
http://redejuntos.org.br

Se começar a administrar uma prefeitura do zero já representava um enorme desafio aos candidatos a prefeito nas eleições anteriores, o pleito deste ano traz, no mínimo, outros dois complicadores: a continuidade da pandemia e todos os reflexos causados pela Covid-19.

Em linhas gerais, os candidatos ao cargo deverão não só traçar um plano sobre como continuar lidando com o coronavírus como administrar cidades com queda na arrecadação e aumento da desigualdade social. Para resumir: menos recursos e um grande pacote extra de problemas.

Diante deste contexto, o foco na melhoria da gestão administrativa dos municípios fica ainda mais imperativo e evidente. Foi pensando nisso que a organização da sociedade civil Comunitas criou o curso online Jornada Para Futuros Prefeitos e Prefeitas - Como criar Programas de Governo para candidatos após a crise da Covid-19, uma forma de disseminar o conhecimento dos especialistas e gestores que fazem parte da rede da Comunitas.

A jornada é totalmente gratuita e suprapartidária. Para participar da 1ª etapa é muito simples: basta se inscrever na plataforma http://redejuntos.org.br/, que pertence a Comunitas.

As inscrições começam dia 10 de agosto (segunda-feira) e vão até 17 de agosto. A construção da jornada contou com a parceria de mais de 80 especialistas e gestores, além de grandes organizações como a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e o Columbia Global Centers do RJ, escritório que representa a Universidade de Columbia (EUA) no Brasil. Quem completar 70% do curso ganhará um certificado validado pelo Columbia Global Centers Rio.

A primeira etapa do curso consiste em 10 trilhas de conhecimento autônomo com 60 horas de conteúdo entre videoaulas (20 especialistas) e exercícios práticos. Serão abordados assuntos pertinentes à administração pública como finanças públicas, desenvolvimento social, saúde, educação, desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda, segurança pública, entre outros. Haverá ainda masterclasses com a participação de palestrantes da Universidade de Columbia, do Gehl Architects e da Universidade de Oxford.

A segunda fase do curso será composta por encontros virtuais, mentoria coletiva e debates. Para o segundo módulo será necessária uma nova inscrição, aberta somente a quem participou da primeira fase. Na segunda etapa, o número de inscritos é limitado.

"Há 20 anos, a Comunitas atua para tornar as gestões públicas de estados e municípios mais eficientes. Nosso objetivo é que as administrações entreguem mais serviços de qualidade aos cidadãos com menor volume de recursos públicos. A pandemia reforça ainda mais a necessidade de que o conhecimento gerado pela nossa rede de especialistas, gestores e lideranças chegue a um número cada vez maior de municípios. Por isso a criação de uma jornada de aprendizado que possa impactar mais candidatos a prefeitos e suas equipes. É uma forma de ampliar o acesso ao conhecimento de ponta", afirma Regina Esteves, diretora-presidente da Comunitas.

O que é a Comunitas

A Comunitas é uma organização da sociedade civil cujo foco é a melhoria da gestão pública de estados e municípios em todo o país. Atualmente, a Comunitas atua em 13 cidades brasileiras, 5 estados (RS, MG, PA, GO e SP) e em um estado com 10 munícipios em rede no Tocantins. Já foram desenvolvidos projetos tanto para melhorar as finanças públicas como para melhorias da educação, da segurança e da saúde, entre outros. Além disso, os projetos desenvolvidos acabam sendo replicados em outros municípios e estados. Mais de 290 territórios já replicaram ações/soluções criadas pela Comunitas.

Nova governança urbana

A Comunitas trabalha e acredita no conceito de uma nova governança pública. E o que é isso? É a governança compartilhada entre lideranças privadas, públicas e a sociedade. Uma coalizão de forças que tem como objetivo tornar as administrações públicas mais sustentáveis, com finanças em ordem, bem geridas e que garantam serviços públicos de qualidade à população.



Website: http://redejuntos.org.br
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp