Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
11/05/2020 às 08h59min - Atualizada em 11/05/2020 às 08h59min

Reabertura do comércio: lojas podem funcionar de forma alternada a partir desta segunda na grande Vitória

Os estabelecimentos vão funcionar das 10hs as 16 horas. Os shoppings e bares devem continuar fechados

Da Redação
 

A partir desta segunda-feira (11) o comércio de rua da Grande Vitória e de Santa Teresa voltam a funcionar, mas a abertura será de forma alternada. O anunciou foi feito pelo governador Renato Casagrande, em entrevista coletiva, na noite de sexta-feira (8).

De acordo com o governador, haverá regras para abertura e funcionamento de cada comércio específico. "Deve começar, na segunda-feira, para os materiais ligados ao corpo (roupas, sapatos, cosméticos), tudo o que for ligado ao corpo vai funcionar segunda, quarta e sexta. O que não for vai abrir terça e quinta e, na semana seguinte, inverte", explicou.

A decisão foi tomada após uma reunião com lideranças do setor, ocorrida por videoconferência nesta sexta-feira. O funcionamento destas lojas será de 10h às 16h e com a obrigatoriedade de uso de máscaras para clientes e funcionários. Os dias que estiverem fechados, as lojas poderão continuar trabalhando com o sistema de entregas.

Shoppings

Segundo o governador, os shoppings centers, por conta da aglomeração em local fechado, permanecerão com o funcionamento suspenso. No entanto, os lojistas poderão fazer a comercialização de produtos por meio de entrega no estacionamento (drive-thru) ou delivery. Já os centros comerciais, por serem de menor porte e não terem lojas que causam muito aglomeração, poderão reabrir as portas.

Finais de semana

Outra mudança prevista no Plano será nos finais de semana. Todo o comércio não essencial não poderá mais abrir. Os restaurantes, para evitar aglomeração, também terão que fechar aos sábados e domingos. Será permitida a abertura de farmácias, comércio atacadista, distribuidoras de gás de cozinha e de água, supermercados, padarias, lojas de produtos alimentícios, lojas de cuidados animais e insumos agrícolas, postos de combustíveis, lojas de conveniências, borracharias, oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas e estabelecimentos de vendas de materiais hospitalares.

As cidades classificadas como Risco Moderado vão continuar adotando as atuais regras, com a divisão do horário de funcionamento em dois turnos durante a semana e fim de semana. Os servidores públicos do Poder Executivo Estadual e funcionários do setor administrativo em empresas de serviços considerados não essenciais terão que adotar o regime de trabalho em casa.

Outra orientação do Governo do Estado, em parceria com os municípios, é a interrupção da iluminação em espaços públicos no período da noite, como praias, calçadões, praças, quadras, campos de futebol e demais espaços de lazer com o objetivo de evitar aglomerações.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp