14/11/2019 às 07h24min - Atualizada em 14/11/2019 às 09h05min

PTC expulsa vereadora Mirian Jesus de Faria do partido

Da Redação

A vereadora Mirian Jesus de Faria, a Mirian de Baldo, segunda mais votada nas Eleições de 2016 e atual secretária da mesa diretora da Câmara Municipal de Presidente Kennedy, foi expulsa do Partido Trabalhista Cristão, o PTC, no último dia 09.

Segundo o edital de notificação do partido, Mirian "contrariou os dispositivos contidos no Estatuto do PTC" e não respondeu a tentativas de contatos e notificações. O descumprimento seria relativo ao "não pagamento de contribuição financeira estabelecida pelo PTC". O documento é assinado pelo presidente da comissão provisória do PTC no Espírito Santo, Adriano Francisco Rocha.

Além de Mirian, a sigla expulsou outros cinco vereadores de municípios distintos e o vice-prefeito de Rio Bananal, Edivaldo Fabri.

Os atingidos com a decisão, adotada na última semana, entraram com recurso no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para permanecer no partido e, ao mesmo tempo, articulam a migração para outras legendas. O presidente anterior do PTC Capixaba, vereador Miguel Mateus Santos, o Miguel da Policlínica, contestou a medida e negou qualquer infração.

“Notificamos várias vezes e alertamos para a gravidade da situação, mas nenhum deles deu retorno”, afirma o presidente da executiva estadual, Adriano Francisco Rocha, sendo contestado pelo presidente anterior. “Não existe motivo para ele ter adotado essa medida”, diz.

A reportagem procurou a vereadora Mirian Jesus de Faria na manhã desta quarta-feira (13), que informou não poder falar mais informações a respeito no momento. De acordo com a vereadora, o advogado que a representa estaria em Vitória para tratar do assunto.

Atualização às 09h05 - Após veiculação da matéria na manhã desta quinta-feira (14), a vereadora entrou em contato com a redação do Kennedy em Dia pedindo "direito de resposta" (Leia nota na íntegra da vereadora abaixo).  O Kennedy em Dia
reitera que procurou a vereadora para que emitisse uma nota de resposta face ao ocorrido na manhã de ontem(13) e que em nenhum momento se eximiu do compromisso de ser um veículo de imprensa livre e com acesso a todos.

Nota da Vereadora

A Vereadora Mirian Jesus de Faria, com assento na Câmara Municipal de Presidente Kennedy, na forma da Lei nº 13.188/2015, vem requerer ao veículo de imprensa Portal “Kennedy em Dia”, em face da matéria jornalística divulgada no dia 14/11/2019, conforme segue:

A vereadora Mirian Jesus de Faria não foi notificada sobre eventual expulsão ou qualquer outra penalidade aplicada pelo Partido Trabalhista Cristão, de forma que restou impedida de exercer o seu prévio direito à ampla defesa, conforme garantido pelo art. 5º, LV da Constituição da República.
De forma que, eventual expulsão, se ocorrida conforme noticiado pelo veículo de comunicação, é ato completamente arbitrário e ilegal por parte da direção do partido político, e não acarreta qualquer prejuízo para o mandato parlamentar exercido.
A Vereadora Mirian Jesus de Faria permanece firme no desempenho de suas funções junto ao Poder Legislativo Municipal, atuando com empenho na representação da população de Presidente Kennedy, na busca por melhores condições de vida e trabalho para os munícipes.
Por fim, reitera o seu respeito a este e a todos os demais órgãos de imprensa.
 
Presidente Kennedy, ES, 14 de novembro de 2019.
 
Mirian Jesus de Faria
Vereadora

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp