Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
11/03/2024 às 08h53min - Atualizada em 11/03/2024 às 08h53min

Ex-juiz de direito de Presidente Kennedy se aposenta no TJES

Da Redação - Kennedyemdia.com.br
Com informações TJES

Foto: divulgação/TJES

Foto: divulgação/TJES

Após mais de 35 anos dedicados à magistratura capixaba, o desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho se despediu do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) para desfrutar de sua aposentadoria, em sessão realizada na tarde da última quinta-feira (07).

Natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e capixaba de coração, já recebeu o título de cidadão kennedense e cidadão benemérito do município de Presidente Kennedy. Ele deixou o sonho de infância, de ser jogador de futebol, para seguir os passos do pai advogado e ingressar na carreira jurídica.

Desde 1988, quando passou a integrar o Poder Judiciário do Espírito Santo, percorreu diversos municípios do estado e atuou nas Comarcas de Presidente Kennedy, Pedro Canário, Alegre, Guaçuí, Iúna, Ecoporanga, Conceição da Barra, Barra de São Francisco, bem como nos Juizados de Direito de Viana, Vila Velha, Cariacica e Vitória, onde foi juiz titular da 9ª Vara Criminal por 16 anos e ocupou o cargo de diretor do Fórum. E após ser convocado para substituir outros desembargadores por diversas vezes, foi promovido pelo critério de merecimento ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça no ano de 2010.

Foto: divulgação/TJES

Foto: divulgação/TJES

Elogiado por sua brilhante trajetória, o desembargador Telêmaco recebeu, das mãos do presidente do TJES, desembargador Samuel Meira Brasil Jr, e de sua esposa, filhas e netos, a Comenda Grã-Cruz do Mérito Judiciário, por seu notável saber jurídico e contribuição à magistratura capixaba.

Além disso, todas as desembargadoras e desembargadores que compõem o Tribunal Pleno fizeram questão de ressaltar o compromisso do homenageado com a justiça e de lhe desejar muitas felicidades nesta nova etapa da vida.

Foto: divulgação/TJES

Foto: divulgação/TJES

O desembargador Dair José Bregunce, lembrou que muito caminho ainda existe para ser trilhado e que, certamente, seu entusiasmo e amor pela vida permanecerão. “Estimado colega e amigo, desembargador Telêmaco, na sessão de 28 de janeiro de 2011, neste Plenário, quando juntos fomos solenemente empossados como desembargadores, encerrei minha fala endereçando a Deus uma súplica, disse eu naquela oportunidade ‘Senhor, dá-me seguir manso, dá-me nunca me afastar do caminho do bem, dá-me chegar ao fim da carreira de magistrado e da vida com as mãos limpas’, não sei, amigo Telêmaco, se alcançarei ou não a graça suplicada. Mas estou certo de que você, no que diz respeito ao fim da carreira judicante a recebeu”, ressaltou Bregunce.

Neste mesmo sentido, manifestou o desembargador Annibal de Rezende Lima: “Aqui posso dar testemunho da maneira eficiente, firme, decidida, como vossa excelência tem exercido a judicatura. Vossa excelência fará muita falta a este Egrégio Tribunal de Justiça, vossa excelência fará muita falta à magistratura estadual. Quero desejar, nessa nova etapa da vida, que vossa excelência possa aproveitá-la, com saúde, com felicidade. Que vossa excelência, portanto, seja muito feliz e possa recolher no seu coração a manifestação de apreço e de estima de todos os seus colegas deste Egrégio Tribunal de Justiça”.

O desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho agradeceu pelas palavras amigas recebidas e falou da saudade que sentirá de todos com quem conviveu.

Foto: divulgação/TJES

Foto: divulgação/TJES

 

“Só tenho a agradecer pela caminhada até aqui, tive uma carreira honrada, que me encheu de alegria e satisfação. Desejo muito sucesso para todos os colegas, de primeiro e de segundo grau, e torço para que continuem a trilhar um caminho com muito profissionalismo, dedicação e paixão pelo que fazem. Levo comigo a lembrança dos melhores momentos em que vivemos juntos, de fato, a minha aposentadoria chegou e estou com o coração partido, porém, agradecido”, destacou.

E continuou o homenageado: “Completei quase 40 anos de serviço público, mas ainda não me sinto cansado, se me fosse dado o direito de recomeçar tudo, eu seguiria o mesmo itinerário de antes, fiz uma legião de amigos, dentro e fora do Judiciário, e honrei o meu cargo. Sentirei saudades, saudades do habitual e bom relacionamento com meus pares. E, principalmente, das discussões acentuadas que ocorriam neste plenário, diante de temas polêmicos, quando, repetidas vezes, dele participei. Despedida, é hora de despedida, portanto, é hora de externar o mais nobre dos sentimentos, ou seja, a minha gratidão e os agradecimentos a todos aqueles que contribuíram para a minha caminhada neste Poder Judiciário”.

Foto: divulgação/TJES

Foto: divulgação/TJES

E o futuro? O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB), José Carlos Rizk, enfatizou que a OAB está de braços abertos para receber o desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho.

Foto: divulgação/TJES

Foto: divulgação/TJES

“A Ordem empresta os melhores quadros dela para os Poderes e nós emprestamos o senhor por muitos e muitos anos para o Judiciário e a vida de Vossa Excelência, inclusive a vida funcional, não finaliza no dia de hoje, quero ter a honra, de num momento breve, lhe entregar uma inscrição de número mais de 40 mil para que o senhor entregue à jovem advocacia do estado do Espírito Santo”, declarou Rizk.

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp