Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
01/11/2023 às 15h46min - Atualizada em 01/11/2023 às 15h46min

Conselheiro Domingos Taufner é eleito presidente do Tribunal de Contas para o biênio 2024-2025

Da Redação - Com informações TCE
Kennedyemdia.com.br
 

O conselheiro Domingos Taufner foi eleito, por maioria, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES) para o biênio 2024-2025. A eleição foi realizada nesta terça-feira (31), durante sessão plenária. 

Além de Taufner, também foram eleitos para compor o quadro diretivo do Tribunal de Contas os conselheiros Luiz Carlos Ciciliotti, vice-presidente; Sergio Aboudib, corregedor; e Rodrigo Chamoun, diretor da Escola de Contas Públicas. A solenidade de posse será realizada em 11 de dezembro. 

O ocupante do cargo de ouvidor, após duas votações em branco, será definido em janeiro, na segunda sessão após a vacância.  

Nos próximos dias será formada uma comissão de transição que irá organizar troca dos conselheiros presidentes. 

Manifestações 

Após a eleição para presidente, tendo recebido parte dos votos, o conselheiro Rodrigo Coelho agradeceu a confiança dos pares. “Estou muito honrado com os votos que tive e quero agradecer todas as orações que recebi. Ao presidente eleito desejo sucesso. Saiba que trarei todo meu esforço, com tudo que acredito para o avanço institucional para este plenário. Minha dedicação será plena ao Tribunal, como vem sendo sempre”, disse.  

Já ao final da eleição, o conselheiro Carlos Ranna, decano da Corte, desejou sucesso aos eleitos. “Acredito que vamos sair fortalecidos dessa eleição. Uma eleição simbólica onde foram expostos os votos sinceros de cada um. E é bom lidar com a sinceridade, com a transparência. Desejo sucesso a todos”, pontuou. 

Na sequência, Domingos Taufner, também agradeceu os votos que recebeu o elegendo presidente pelo próximo biênio.

O atual presidente, Rodrigo Chamoun, agradeceu a todos que participaram da disputa e lembrou os avanços conquistados pelo TCE-ES ao longo dos últimos anos. “Conseguimos transformar o Tribunal em referência nacional no controle de gestão fiscal, no controle de negócios governamentais. Somos um dos tribunais mais avançados do Brasil no uso de tecnologia”, exemplificou. 

“Mantemos uma relação madura de independência e harmonia com as demais instituições e demais Poderes. E temos uma relação madura, de independência e harmonia entre nós. No mesmo endereço temos aqueles auditam, julgam, revisam, além do Ministério Público”, acrescentou Chamoun. 

Por fim, citando Sêneca, ele dirigiu palavras ao presidente recém-eleito desejando sucesso na caminhada. 

Veja como ficou a composição 

Presidente: Domingos Taufner 

Domingos Taufner é conselheiro desde 2011 

Foi presidente do Tribunal no biênio 2014-2015 

É pós-graduado em Direito Tributário e mestre em Direitos e Garantias Fundamentais. Ingressou no Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo em março de 2010 como procurador do Ministério Público de Contas. 

Compete ao presidente, por exemplo, dirigir o Tribunal e seus serviços auxiliares; dirigir as sessões plenárias, observando e fazendo cumprir as normas legais e regimentais; dar posse aos conselheiros, conselheiros substitutos, procuradores do Ministério Público junto ao Tribunal e servidores do Tribunal; entre outras atribuições. 

 

Vice-presidente: Luiz Carlos Ciciliotti 

Luiz Carlos Ciciliotti é conselheiro desde 2019 

É pós-graduado em Auditoria em Saúde. Foi diretor Administrativo e Financeiro do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), secretário Chefe da Casa Civil, secretário de Estado da Saúde e subsecretário Estadual de Ciência e Tecnologia. Também coordenou a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Espírito Santo. 

Ao vice-presidente cabe substituir o presidente, em seus impedimentos, ausências, férias ou outro afastamento legal; auxiliar o Presidente, sempre que por ele convocado; e exercer outras atribuições previstas no Regimento. 

 

Corregedor: Sergio Aboudib 

Sérgio Aboudib é conselheiro desde 2009 

Foi presidente do Tribunal em três oportunidades: 2011, completando mandato de Umberto Messias, e nos biênios 2016-2017 e 2018-2019. 

É advogado formado pela Ufes. No Legislativo, trabalhou na Câmara de Vitória, na Assembleia Legislativa do Estado e no Congresso Nacional. No Poder Executivo Estadual foi chefe de Gabinete do Governo por dois anos e secretário-chefe da Casa Civil por cinco anos.  

Cabe ao corregedor exercer atividade correcional relacionada à apuração de possíveis irregularidades cometidas por servidores do Tribunal. Examinar e relatar os processos administrativos referentes a deveres dos Conselheiros, Conselheiros Substitutos e servidores do Tribunal; propor atos para disciplinar os procedimentos a serem observados quando das correições e inspeções; entre outras funções. 

 

Diretor da Escola de Contas: Rodrigo Chamoun 

Rodrigo Chamoun é conselheiro desde 2012 

Foi presidente do Tribunal por dois biênios (2020-2021 e 2022-2023) 

É Mestre em Administração Pública. Chamoun foi diretor da Codesa, vice-prefeito de Guarapari, secretário de Estado e deputado estadual, tendo presidido a Assembleia Legislativa em 2011 e 2012. 

Deverá coordenar as atividades da Escola de Contas Públicas Mariazinha Vellozo Lucas, responsável por promover ações de capacitação e desenvolvimento profissional dos servidores, Conselheiros Substitutos, Procuradores do Ministério Público junto ao Tribunal e Conselheiros, bem como difundir conhecimentos aos gestores públicos, de forma a contribuir para a efetividade do exercício do controle externo.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp