Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
21/07/2023 às 11h24min - Atualizada em 22/07/2023 às 00h01min

Câmara aprovou projeto que favorece réu quando houver empate em julgamento

Se virar lei, medida será válida para matérias de natureza penal e processual penal

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/980397-camara-aprovou-projeto-que-favorece-reu-quando-houver-empate-em-julgamento/
Depositphotos
Direito e Justiça - Direito - juiz - magistrado - julgamento - advogado

Direito e Justiça - Direito - juiz - magistrado - julgamento - advogado

Proposta também altera regras para expedição de habeas corpus

No primeiro semestre deste ano, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou 46 projetos de lei, 17 medidas provisórias, 18 projetos de decreto legislativo, 3 projetos de resolução, 2 projetos de lei complementar e 1 proposta de emenda à Constituição (PEC).

Na área de Direito e Justiça, os deputados aprovaram, entre outras propostas, o Projeto de Lei 3453/21, que prevê a adoção da decisão mais favorável ao réu nos julgamentos de todas as matérias penal ou processual penal quando houver empate. A proposta está em debate no Senado.

De autoria do deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA), o projeto assegura também a expedição de habeas corpus, de ofício, por juiz ou tribunal ainda que sem o conhecimento da ação ou recurso contra coação ilegal.

O texto aprovado é um substitutivo do deputado Elmar Nascimento (União-BA), que determina a proclamação imediata da decisão mais favorável ao réu no caso de empate, mesmo que o julgamento tenha ocorrido sem a totalidade dos integrantes do colegiado em razão de vaga aberta a ser preenchida, de impedimento, de suspeição ou da ausência de membro.

As mudanças ocorrerão no Código de Processo Penal e na lei que institui normas procedimentais para determinados processos apresentados perante o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o Supremo Tribunal Federal (STF), como crimes de ação penal pública, habeas corpus e recursos.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/980397-camara-aprovou-projeto-que-favorece-reu-quando-houver-empate-em-julgamento/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp