Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
18/07/2023 às 09h26min - Atualizada em 19/07/2023 às 00h01min

Lei institui o Dia Nacional da Pessoa com Visão Monocular

Data será celebrada anualmente em 5 de maio

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/980150-lei-institui-o-dia-nacional-da-pessoa-com-visao-monocular/
André Santos/Prefeitura de Uberaba-MG
Saúde - geral - exames oftalmológicos oftalmologia visão consultas olhos pressão ocular glaucoma

Saúde - geral - exames oftalmológicos oftalmologia visão consultas olhos pressão ocular glaucoma

O glaucoma pode ser uma das causas da visão monocular

A Lei 14.622/23, sancionada na segunda-feira (17) pelo vice Geraldo Alckmin no exercício da Presidência da República, institui o Dia Nacional da Pessoa com Visão Monocular, a ser celebrado anualmente em 5 de maio. A nova norma é oriunda do Projeto de Lei 940/21, da deputada Luisa Canziani (PSD-PR) e outros cinco parlamentares, aprovado no ano passado pela Câmara dos Deputados.

A data será comemorada em 5 de maio por ter ocorrido nesse dia, em 2009, a publicação da Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão daquela Corte garantiu àqueles com visão monocular o direito de concorrer, em concurso público, às vagas reservadas a pessoas com deficiência.

“O Dia Nacional da Pessoa com Visão Monocular ensejará a realização de debates e campanhas de alerta para conscientizar a população sobre o tema e, com isso, evitar a discriminação e permitir a participação dos monoculares na vida em sociedade com o pleno exercício da cidadania”, disse Luisa Canziani.

Segundo a deputada, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica a visão monocular como deficiência visual em razão da perda da visão binocular (em ambos os olhos). “Essas pessoas apresentam limitações médicas, psicossociais, educacionais e profissionais”, afirmou. “Além disso, são alvos de discriminação.”



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/980150-lei-institui-o-dia-nacional-da-pessoa-com-visao-monocular/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp