Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
14/07/2023 às 13h40min - Atualizada em 15/07/2023 às 00h02min

Projeto amplia anistia por atraso na entrega de guia do FGTS com fato gerador

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/966578-projeto-amplia-anistia-por-atraso-na-entrega-de-guia-do-fgts-com-fato-gerador/
Bruno Spada/ Câmara dos Deputados
Deputado Marco Bertaiolli

Deputado Marco Bertaiolli

Marco Bertaiolli, autor do projeto

O Projeto de Lei 554/23 prevê a anistia de infrações e a anulação das multas por atraso na entrega da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (Gfip) com fato gerador. O texto em análise na Câmara dos Deputados altera a Lei 14.397/22.

A Gfip está prevista na Lei do FGTS e na Lei Orgânica da Seguridade Social e deve ser entregue à Receita Federal. Autor da proposta, o deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP) explicou que a lei estabeleceu anistia de multas e penalidades por atraso na entrega de guias sem fato gerador – ou seja, sem movimento.

“Ao conceder anistia apenas para as Gfips sem movimento, a lei segrega aquelas com movimento, trazendo nítido desequilíbrio para situações equivalentes, ferindo o princípio constitucional da isonomia e, principalmente, causando problemas de mercado e de ordem concorrencial”, disse o deputado ao defender a mudança.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/966578-projeto-amplia-anistia-por-atraso-na-entrega-de-guia-do-fgts-com-fato-gerador/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp