Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
10/07/2023 às 18h02min - Atualizada em 11/07/2023 às 00h01min

Projeto reserva 20% das vagas em universidades federais para agentes de segurança pública

Pela proposta, a reserva se estenderá aos familiares de 1° grau

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/978860-projeto-reserva-20-das-vagas-em-universidades-federais-para-agentes-de-seguranca-publica/
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Audiência Pública – Gestão e manutenção relacionados à Transposição do Rio São Francisco. Dep. Cabo Gilberto Silva (PL - PB)

Audiência Pública – Gestão e manutenção relacionados à Transposição do Rio São Francisco. Dep. Cabo Gilberto Silva (PL - PB)

Silva: "Integrantes das forças de segurança precisam estar em constante aperfeiçoamento"

O Projeto de Lei 1488/23 reserva 20% das vagas de graduação e pós-graduação dos programas de vestibular das universidades e institutos federais e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os agentes de segurança pública federais, estaduais e municipais.

O texto em análise na Câmara dos Deputados cria, no Ministério da Educação, o Sistema Nacional de Bolsa de Estudos para Profissionais da Segurança Pública nas universidades e institutos federais e também na Universidade Aberta do Brasil (UAB) - sistema integrado de universidades que oferece cursos a distância.

Pela proposta, a reserva de 20% das vagas se estenderá aos familiares de 1° grau.
O Poder Executivo regulamentará as condições para acesso e distribuição das vagas.

Autor da proposta, o deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) argumenta que os integrantes das forças de segurança necessitam estar em constante processo de aperfeiçoamento para a melhoria da prestação do serviço público. “Sendo assim, é de todo interessante que os membros das forças de segurança pública sejam estimulados a prosseguir seus estudos em áreas condizentes com o tipo de trabalho que desenvolvem”, avalia.

“A reserva de 20% de vagas na Universidade Aberta do Brasil, em universidades federais e em institutos federais resultará em benefícios diretos para a sociedade”, opina.   

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Educação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/978860-projeto-reserva-20-das-vagas-em-universidades-federais-para-agentes-de-seguranca-publica/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp