Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
06/07/2023 às 20h01min - Atualizada em 07/07/2023 às 00h01min

Reforma tributária vai gerar crescimento econômico para o País, diz autor da proposta

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/978257-reforma-tributaria-vai-gerar-crescimento-economico-para-o-pais-diz-autor-da-proposta/
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Baleia Rossi(MDB - SP)

Discussão e votação de propostas. Dep. Baleia Rossi(MDB - SP)

Baleia Rossi, autor da PEC da reforma tributária

Autor do texto inicial da proposta de reforma tributária (PEC 45/19), o deputado Baleia Rossi (MDB-SP) afirmou que o sistema atual é confuso, atrasado e atrapalha o crescimento do Brasil. Ele defendeu a aprovação da reforma, que está em análise no Plenário da Câmara.

"A aprovação da reforma tributária vai gerar crescimento econômico para o País. Vamos simplificar os impostos sobre o consumo porque vivemos em um caos tributário em que há alíquotas diferentes para perfume e água de colônia, para bombom ou biscoito wafer", disse.

Baleia Rossi destacou que, além da simplificação, a proposta acaba com a guerra fiscal. A isenção dos produtos da cesta básica, segundo ele, também promove justiça fiscal, já que os mais pobres pagam mais impostos proporcionalmente em relação aos mais ricos.

"É uma proposta sem nenhum caráter partidário ou ideológico. A reforma tributária é uma questão de Estado. É do Parlamento para o povo brasileiro", avaliou.

Mudanças
A reforma tributária propõe a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) para substituir o ICMS e o ISS; e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) para substituir o PIS, o PIS-Importação, a Cofins e a Cofins-Importação.

Caberá ao Conselho Federativo a gestão do Imposto sobre Bens e Serviços. O texto também cria fundos para compensar as perdas de entes federativos, para o desenvolvimento regional e para o combate à pobreza.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/978257-reforma-tributaria-vai-gerar-crescimento-economico-para-o-pais-diz-autor-da-proposta/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp