Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
06/07/2023 às 21h18min - Atualizada em 07/07/2023 às 00h01min

Lira pede a deputados que abandonem posições ideológicas e façam debate técnico da reforma tributária; acompanhe

As críticas à proposta, segundo ele, vêm de vozes "acorrentadas ao passado" ou de opiniões "infundadas"

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/978289-lira-pede-a-deputados-que-abandonem-posicoes-ideologicas-e-facam-debate-tecnico-da-reforma-tributaria-acompanhe/

 

 

O presidente da Câmara, Arthur Lira, se afastou temporariamente da Presidência da Mesa e se dirigiu à tribuna do Plenário para discursar a favor da reforma tributária. Ele solicitou aos deputados que abandonem posições ideológicas e façam um debate técnico da proposta.

Lira voltou a falar que não há açodamento na discussão, já que a proposta (PEC 45/19) está em discussão há pelo menos seis meses pela Câmara.

As críticas, segundo ele, vêm de vozes "acorrentadas ao passado" ou de opiniões "infundadas". "Não há brasileiro feliz com o nosso atual sistema tributário. Todos querem um sistema tributário com justiça social, simplificado e eficiente", afirmou.

A votação da proposta nesta quinta-feira, segundo ele, consagra um momento histórico para o Brasil e para os parlamentares. "Todo o País olha para este Plenário esperando a aprovação de uma reforma tributária justa, neutra, que dê segurança jurídica e promova justiça social", disse.

Lira afirmou que o texto não deve ser instrumento de barganha política ou batalha político-partidária. Segundo ele, não se trata de uma pauta de governo, mas de Estado. Ele ressaltou que o objetivo final do texto é promover a simplificação tributária e incentivar o crescimento econômico do Brasil.

"A urgência é do Brasil, dos brasileiros que precisam de mais emprego, de mais renda e menos impostos; e dos empresários de todos os setores da economia, que querem um sistema tributário racional, equânime, justo", afirmou.

Unificação
O texto da reforma tributária em análise pelo Plenário propõe a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) para substituir o ICMS e o ISS; e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) para substituir o PIS, o PIS-Importação, a Cofins e a Cofins-Importação.

Caberá ao Conselho Federativo a gestão do Imposto sobre Bens e Serviços. O texto também cria fundos para compensar as perdas de entes federativos, para o desenvolvimento regional e para o combate à pobreza.

A PEC também determina que a cesta básica terá imposto zero. E autoriza a devolução de impostos por meio de cashback.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/978289-lira-pede-a-deputados-que-abandonem-posicoes-ideologicas-e-facam-debate-tecnico-da-reforma-tributaria-acompanhe/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp