Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
06/07/2023 às 22h06min - Atualizada em 07/07/2023 às 00h01min

Reforma tributária vai reestruturar a economia brasileira e não pode ser alvo de polarização política, diz relator

Texto-base da proposta foi aprovado em 1º turno no Plenário da Câmara

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/978308-reforma-tributaria-vai-reestruturar-a-economia-brasileira-e-nao-pode-ser-alvo-de-polarizacao-politica-diz-relator/
Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas. Dep. Aguinaldo Ribeiro (PP - PB)

Discussão e votação de propostas. Dep. Aguinaldo Ribeiro (PP - PB)

Aguinaldo Ribeiro (D), relator da reforma tributária

O relator da reforma tributária, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), afirmou que o texto vai reestruturar a economia brasileira e não pode ser alvo de polarização política. "Estamos querendo tão somente construir um país. Não é um país que olha para a direita, não é um país que olha para a esquerda, mas é um país que olha para frente, que pretende deixar de ser o país do futuro para ser o país do presente", afirmou.

A reforma tributária, segundo ele, vai iniciar um processo de desenvolvimento econômico ao dar segurança jurídica ao setor produtivo. "O que nós queremos de verdade é um país mais justo, um Brasil mais rico e que possa distribuir riqueza. Um país que desonere a produção, que traga competitividade e que gere emprego", afirmou.

Aguinaldo Ribeiro disse que a negociação da proposta consagrou a "arte do diálogo", pois teve a participação de diversos parlamentares. "Se não fizemos a melhor reforma, estamos fazendo o melhor que pudemos fazer na noite de hoje", declarou.

Para ele, a votação da proposta é "um marco histórico do período democrático brasileiro".

Unificação
O texto em análise pelo Plenário propõe a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) para substituir o ICMS e o ISS; e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) para substituir o PIS, o PIS-Importação, a Cofins e a Cofins-Importação.

Caberá ao Conselho Federativo a gestão do Imposto sobre Bens e Serviços. O texto também cria fundos para compensar as perdas de entes federativos, para o desenvolvimento regional e para o combate à pobreza.

A PEC também determina que a cesta básica terá imposto zero. E autoriza a devolução de impostos por meio de cashback.

Mais informações em instantes

Assista ao vivo



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/978308-reforma-tributaria-vai-reestruturar-a-economia-brasileira-e-nao-pode-ser-alvo-de-polarizacao-politica-diz-relator/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp