Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
04/07/2023 às 20h35min - Atualizada em 05/07/2023 às 00h01min

Projeto cria o tipo penal de assassino em série, com pena de até 40 anos em hospital psiquiátrico

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/963832-projeto-cria-o-tipo-penal-de-assassino-em-serie-com-pena-de-ate-40-anos-em-hospital-psiquiatrico/
Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
O autor do projeto, deputado Sargento Fahur, discursa na tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados

O autor do projeto, deputado Sargento Fahur, discursa na tribuna do Plenário da Câmara dos Deputados

Deputado Sargento Fahur, autor do projeto

O Projeto de Lei 1035/23 cria o tipo penal de assassinato em série, no qual se enquadra quem cometer, no mínimo, dois homicídios dolosos com o mesmo modo de agir. Segundo a proposta, a pena será de até 40 anos de reclusão em hospital psiquiátrico ou estabelecimentos similares.

Segundo a proposta, o enquadrado no crime ocorrerá quando a conduta social e a personalidade do agente, o perfil similar das vítimas e as circunstâncias dos homicídios indicarem que o modo de operação do homicida implica uma maneira de agir, operar ou executar os assassinatos sempre obedecendo a um padrão preestabelecido, a um procedimento criminoso idêntico. Além disso, é necessária a elaboração de laudo pericial, unânime, de uma junta profissional.

O autor, deputado Sargento Fahur (PSD-PR), destacou a necessidade de modernizar a lei “aplicando punição com rigor exemplar e proporcional à periculosidade desses indivíduos, privando-os de todo e qualquer tipo de benefício”.

Conforme o projeto, é expressamente vedada a concessão de qualquer
tipo de benefício penal ao assassino em série. A progressão de regime fica condicionada a laudo pericial elaborado por junta de profissionais.

Em análise na Câmara dos Deputados, o texto insere a medida no Código Penal, que não prevê regra específica e trata assassinos em série como criminosos comuns.

Tramitação
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania e pelo Plenário.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/963832-projeto-cria-o-tipo-penal-de-assassino-em-serie-com-pena-de-ate-40-anos-em-hospital-psiquiatrico/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp