Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
04/07/2023 às 20h37min - Atualizada em 05/07/2023 às 00h01min

Projeto autoriza eventos on-line para a criação de datas comemorativas

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/962064-projeto-autoriza-eventos-on-line-para-a-criacao-de-datas-comemorativas/
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Deputada Rogéria Santos discursa em plenário de comissão

Deputada Rogéria Santos discursa em plenário de comissão

A deputada Rogéria Santos considera que o projeto vai atualizar a legislação brasileira sobre a instituição de datas comemorativas

O Projeto de Lei 1295/23 autoriza a instrumentalização da instituição de datas comemorativas no país por meio de audiências ou consultas públicas realizadas de forma remota (on-line). Atualmente, a Lei 12.345/10 determina que esses eventos, que servem como base para os projetos de lei correspondentes, ocorram de forma presencial. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

“A instituição de datas comemorativas, mais do que ato de reconhecimento das causas sociais que merecem ser lembradas pela sociedade, é um direito que não pode ser tolhido por uma lei”, disse a autora da proposta, deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), ao defender a mudança. A  proposta também estabelece que uma data internacionalmente constituída poderá ser instituída no âmbito nacional sem a exigência de realização dessas reuniões.

“Com a pandemia de Covid-19, muitos cidadãos tiveram que exercer atividades de forma remota. Logo, é importante que as leis se ajustem ao novo contexto, o que, neste caso, insere a possibilidade legal de realização de audiência pública e consulta de forma remota, tornando mais célere todo o processo”, explicou.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/962064-projeto-autoriza-eventos-on-line-para-a-criacao-de-datas-comemorativas/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp