Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
28/06/2023 às 14h47min - Atualizada em 29/06/2023 às 00h01min

Congresso lembra pioneirismo de Santos Dumont em homenagem aos 150 anos do seu nascimento

Além da sessão solene, o Congresso Nacional, junto com a Força Aérea Brasileira, promove uma exposição no Salão Negro com uma réplica do 14-Bis

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/975792-congresso-lembra-pioneirismo-de-santos-dumont-em-homenagem-aos-150-anos-do-seu-nascimento/
Pierre Triboli/Câmara dos Deputados
14-Bis em exposição no Salão Negro do Congresso Nacional

14-Bis em exposição no Salão Negro do Congresso Nacional

Réplica do 14-Bis em exposição no Salão Negro do Congresso Nacional

Os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, chamado Pai da Aviação, a serem completados em 20 de julho, foram homenageados em sessão solene do Congresso Nacional nesta quarta-feira (28). Mais de 100 integrantes das Forças Armadas participaram da solenidade.

O comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno, apontou conquistas tecnológicas que têm como origem as invenções de Santos Dumont – do Programa Espacial Brasileiro à utilização da aviação no combate ao narcotráfico nas fronteiras. Ele ressaltou a importância de reverenciar o legado do cientista.

“Indubitavelmente, a grandeza de um país reside, entre outros aspectos, no culto à sua história e na preservação e valorização de seus predecessores. Portanto, rememorar o passado e seus respectivos heróis é fonte segura de inspiração para o seu povo e bússola para conduzir uma nação ao progresso que tanto se almeja”, disse.

O presidente do Superior Tribunal Militar, Joseli Camelo, evidenciou a dedicação de Santos Dumont, que foi, segundo ele, “um homem em busca de asas para a humanidade”. “Sabemos hoje que, sem sua persistência, jamais chegaríamos aonde chegamos. O mundo se tornaria pequeno após o advento do “mais pesado que o ar”: o 14-Bis cruzando os céus de Paris no ano de 1906, data que marca para sempre a história da humanidade, o voo do “mais pesado que o ar”.

Vários deputados ressaltaram as qualidades de Alberto Santos Dumont. De acordo com Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), o aviador trouxe os holofotes do mundo para o Brasil e a admiração de todos. Sanderson (PL-RS) lembrou quantas pessoas foram salvas pela aviação e acrescentou que, junto com Pelé, Santos Dumont é o brasileiro mais conhecido mundo afora.

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Sessão solene do Congresso Nacional em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont

Sessão solene do Congresso Nacional em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont

Sessão solene do Congresso Nacional em homenagem aos 150 anos de Santos Dumont

Para o deputado Luiz Fernando Faria (PSD-MG), um dos parlamentares que pediram a homenagem – e que nasceu na cidade de Santos Dumont (MG) – o pioneiro da aviação se envolveu em uma atividade de risco pessoal e sua história deve servir de inspiração para meninos e meninas de todo o Brasil que gostem de ciência e tecnologia. “A figura de Santos Dumont precisa ser muito mais conhecida por todo o Brasil. Melhor ainda: deveria ser reverenciada por todo o mundo. Santos Dumont foi um grande homem: corajoso, perseverante, criativo, generoso, um gênio como poucos”.

Além da sessão solene, o Congresso Nacional, junto com a Força Aérea Brasileira, homenageia os 150 anos de nascimento de Santos Dumont com uma exposição no Salão Negro. Até 30 de julho, os visitantes podem ver fotos, vídeos, documentos, objetos e uma réplica do 14 Bis, a obra mais famosa do Pai da Aviação.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/975792-congresso-lembra-pioneirismo-de-santos-dumont-em-homenagem-aos-150-anos-do-seu-nascimento/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp