Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
26/06/2023 às 13h35min - Atualizada em 27/06/2023 às 00h01min

Cancelado debate sobre prisões realizadas no 8 de janeiro e respeito às prerrogativas de advogados

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/974374-cancelado-debate-sobre-prisoes-realizadas-no-8-de-janeiro-e-respeito-as-prerrogativas-de-advogados/
Marcelo Camargo/Agência Brasil
Praça dos Três Poderes foi alvo de atos de vandalismo

Foi cancelado o debate que a Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados promoveria na quarta-feira (28) sobre as prisões realizadas após o 8 de janeiro e o respeito às prerrogativa dos advogados. O debate foi solicitado pelos deputados Marcel van Hattem (Novo-RS) e Sanderson (PL-RS).

De acordo com os parlamentares, os atos de violações ao patrimônio público na Praça do Três Poderes foram repreendidos por todos aqueles que acreditam e confiam no Estado de Direito. "Não podemos negar a absoluta barbárie que ocorreu, buscando a devida responsabilização de todos aqueles que de fato agiram de má-fé e contribuíram para a lamentável depredação do patrimônio público", afirma Marcel van Hattem.

Para o parlamentar, no entanto, as violações ocorridas nos atos do dia 8 de janeiro não foram apenas contra o Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional. "Elas estendem-se ao reiterado descumprimento do devido processo legal, em virtude de inúmeras prisões absolutamente ilegais, assim como o constante desrespeito às premissas processuais atinentes à defesa dos detidos", afirma o parlamentar.

Marcel van Hattem entende que o desejo de responsabilizar os reais culpados "não pode ser superior a ponto de desprezar princípios e normas esculpidos em todo nosso ordenamento jurídico, sobretudo na área processual penal, visto que o direito penal deve ser a última ratio [última razão] em uma democracia".



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/974374-cancelado-debate-sobre-prisoes-realizadas-no-8-de-janeiro-e-respeito-as-prerrogativas-de-advogados/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp