Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
23/06/2023 às 09h59min - Atualizada em 23/06/2023 às 09h59min

Implosão "catastrófica" destruiu submarino que visitava Titanic e matou 5

Segundo a Guarda Costeira dos EUA, o Titan implodiu em virtude da perda de pressão interna na cabine. Submersível perdeu contato com o comando no domingo (18)

kennedyemdia.com.br

Após quatro dias de drama e incertezas, a busca chegou ao fim. As cinco pessoas que embarcaram no submersível Titan em uma viagem turística para visitar os destroços do Titanic foram declaradas mortas nesta quinta-feira (22), depois que equipes de busca encontraram partes do submarino a 500 metros da proa do Titanic, que jaz no leito do Oceano Atlântico a uma profundidade de 3.800 metros desde 1912.

Segundo a Guarda Costeira americana, o Titan implodiu em virtude da "catástrófica perda de pressão interna na cabine". 

O submersível perdeu contato com o comando remoto em terra que o guiava na expedição rumo ao Titanic no domingo (18).

Morreram os bilionários Hamish Harding, presidente da empresa de jatos particulares Action Aviation e Shahzada Dawood, paquistanês vice-presidente do conglomerado Engro, além de seu filho Suleman, todos passageiros da expedição.

A tripulação composta pelo mergulhador francês Paul-Henry Nargeolet, e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions são as outras vítimas.

Os passageiros pagaram US$ 250 mil cada um (R$ 1,2 milhão) pela expedição.

"Os destroços são consistentes com uma implosão catastrófica da embarcação", disse o almirante John Mauger, porta-voz da Guarda Costeira americana em entrevista coletiva na quinta-feira.

De acordo com o New York Times, o cenário mais provável é que a implosão tenha ocorrido no domingo (18), durante a descida da Titan rumo ao Titanic. 

O barulho provocado pela implosão teria sido facilmente detectado pelas boias de sonares, colocadas no Oceano na segunda-feira (19), quando começaram as buscas.

Assim, os sons detectados entre terça (20) e quarta-feira (21) por equipamentos das equipes de busca, sempre de acordo com as autoridades locais, não teriam elo com a implosão da Titan

"Sei que há muitas perguntas sobre como, por que e quando isso aconteceu", disse o almirante Mauger, acrescentando que as autoridades têm as mesmas perguntas. "Esse será, tenho certeza, o foco da revisão futura. No momento, estamos focados em documentar a cena."

Questionado sobre as perspectivas de recuperação dos corpos das vítimas, o almirante Mauger disse não ter uma resposta. "Este é um ambiente incrivelmente implacável lá no fundo do mar", disse ele.

Corrida contra o tempo

Para os socorristas, no entanto, a busca pelo Titan sempre foi uma corrida contra o tempo. 

Quando o submersível, uma embarcação de 22 pés de comprimento de propriedade da OceanGate, perdeu contato com um navio fretado na manhã de domingo, já estava na metade do caminho para o naufrágio do Titanic, e acredita-se que estava equipado com apenas quatro dias de oxigênio.

Mesmo quando as chances de sobrevivência pareciam diminuir, os socorristas disseram que tinham esperança de que o Titã ainda pudesse estar intacto em algum lugar, com cinco pessoas vivas dentro - esperanças que foram frustradas na quinta-feira.

A Guarda Costeira e a OceanGate lamentaram a morte da tripulação e dos passageiros. 

"Estamos de luto pela morte da tripulação e dos passageiros", disse a OceanGate, empresa dona da embarcação, em nota.

Perigo da expedição
Nos últimos dias foi revelado um relatório sobre as falhas de segurança na embarcação.

David Lochridge, ex-diretor de operações marítimas da OceanGate Expeditions, a empresa fabricante, demitido por questionar a segurança do Titan, mencionou em uma ação judicial que o submersível é resultado de um "projeto experimental e não testado".

De acordo com Lochridge, uma parte do submersível foi concebida para resistir à pressão a 1.300 metros de profundidade, e não a 4.000 metros.

Todos estavam cientes dos perigos da expedição, afirmou à BBC Mike Reiss, roteirista de televisão americano que visitou os destroços do Titanic no mesmo submersível no ano passado.

"Você assina um documento antes de embarcar, e na primeira página a morte é mencionada três vezes", contou, ao lembrar que, durante a imersão em águas tão profundas, "a bússola parou de funcionar imediatamente e começou a girar", fazendo com que eles tivessem que se mover às cegas na escuridão do oceano para buscar o transatlântico, que afundou em 1912, em sua viagem inaugural entre a cidade inglesa de Southampton e Nova York.

Das 2.224 pessoas a bordo do Titanic, cerca de 1.500 morreram em um dos naufrágios mais famosos da história.

Desde que os destroços foram descobertos em 1985, a área tem sido visitada por caçadores de tesouros e turistas ávidos por fortes emoções.

Alistair Greig, professor de engenharia marítima na University College London, sugeriu duas hipóteses sobre o que poderia ter acontecido com o Titan.

A primeira estaria relacionada a um problema elétrico ou de comunicação, o que não impediria o submersível de voltar à superfície.

Outro cenário envolveria danos ao casco de pressão, o que dissiparia as esperanças de encontrar os passageiros com vida.

*Fonte: Estadão / Com agências internacionais


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp