Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
21/06/2023 às 14h41min - Atualizada em 22/06/2023 às 00h01min

CCJ aprova exame obrigatório para detectar formação de ossos nos músculos de bebês

Segundo relatora, o diagnóstico é visual e o projeto não cria despesa para os cofres públicos

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/973906-ccj-aprova-exame-obrigatorio-para-detectar-formacao-de-ossos-nos-musculos-de-bebes/
Michel Jesus/ Câmara dos Deputados
Debate sobre a PEC 199/19 - Prisão em 2ª Instância. Dep. Caroline de Toni (PSL - SC)

Debate sobre a PEC 199/19 - Prisão em 2ª Instância. Dep. Caroline de Toni (PSL - SC)

Caroline de Toni recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5090/20, que prevê a obrigatoriedade do exame clínico destinado a identificar a fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP) durante a triagem neonatal nas redes pública e privada de saúde.

A FOP é uma doença rara, de causa genética, que se caracteriza pela formação de ossos em músculos, tendões, ligamentos e outros tecidos de forma progressiva, restringindo movimentos e podendo levar o paciente à imobilidade permanente.

Autor do projeto, o ex-deputado Marcelo Aro (MG) explica que a doença pode ser identificada no nascimento a partir da observação de uma malformação dos dedos grandes dos pés, o que afeta 98% das crianças com a síndrome.

A relatora, deputada Caroline de Toni (PL-SC), reforçou que o exame é bastante simples, e o diagnóstico é rápido, sem demandar equipamentos extras além do que os centros médicos já possuem.

“O diagnóstico é visual, e o projeto não cria despesa para os cofres públicos, tampouco onera os serviços privados”, diz a relatora.

Tramitação
O texto, que tramita em caráter conclusivo, será ainda analisado pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, devido à redistribuição da proposta pela Mesa Diretora.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/973906-ccj-aprova-exame-obrigatorio-para-detectar-formacao-de-ossos-nos-musculos-de-bebes/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp