Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
06/06/2023 às 17h53min - Atualizada em 07/06/2023 às 00h01min

Câmara aprova atualização anual de enfermidades rastreadas no teste do pezinho

Rol de doenças detectadas pelo exame aumentou no ano passado e, em breve, poderá detectar até 53 tipos diferentes de enfermidades

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/969428-camara-aprova-atualizacao-anual-de-enfermidades-rastreadas-no-teste-do-pezinho/

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou projeto de lei que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a atualizar anualmente o rol de enfermidades a serem rastreadas em recém-nascidos no Brasil por meio do chamado “teste do pezinho”. A matéria retorna ao Senado.

A revisão da lista de doenças investigadas poderá, segundo o texto, ocorrer também a qualquer momento se houver manifestação de interessado que demonstre a importância do procedimento.

Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente determina, de forma geral, que os hospitais realizem exames em recém-nascidos, prestando orientações aos pais, mas não determina a atualização da lista de doenças.

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Impacto da pandemia do Covid-19 no esporte. Dep. Diego Garcia (REPUBLICANOS - PR)

Impacto da pandemia do Covid-19 no esporte. Dep. Diego Garcia (REPUBLICANOS - PR)

Diego Garcia, relator da proposta na Comissão de Seguridade Social e Família

Hoje, no SUS, o teste do pezinho, realizado por meio da coleta de algumas gotas de sangue do pé do bebê, rastreia doenças genéticas, endócrinas e metabólicas. O teste do pezinho deve ser feito em todo recém-nascido, preferencialmente, entre as 48 horas e o quinto dia de vida. Pelo SUS, cerca de 2,4 milhões de bebês fizeram o teste nos últimos três anos.

Com a Lei 14.154/21, desde maio de 2022 o exame está em fase de ampliação e poderá em breve detectar até 53 tipos diferentes de enfermidades e condições especiais de saúde dos bebês.

Para proceder a atualização, o SUS deve observar evidências científicas sobre os exames de rastreamento disponíveis e aspectos epidemiológicos, étnicos, sociais, econômicos e éticos.

Inovações em diagnóstico
O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) à Comissão de Seguridade Social e Família, quando o colegiado analisou o Projeto de Lei 3077/15, do Senado Federal.

“Apesar de a Lei 14.154/21 ter alterado o ECA, detalhando os testes para o rastreamento de doenças no recém-nascido, consideramos que a atualização periódica é um elemento novo”, disse o relator, que apresentou à CCJ apenas emendas de redação.

Garcia argumentou que o progresso do conhecimento científico leva a inovações em diagnóstico e tratamento, inclusive na fase intrauterina, o que justifica a alteração legal.

Modificações
O substitutivo de Diego Garcia inovou, em relação ao projeto original, ao estabelecer prazo anual das revisões do rol de enfermidades. Ele também abriu espaço para que a autoridade competente receba, de interessados, projetos de atualização.

 

 



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/969428-camara-aprova-atualizacao-anual-de-enfermidades-rastreadas-no-teste-do-pezinho/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp