Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
06/06/2023 às 20h26min - Atualizada em 07/06/2023 às 00h01min

Câmara aprova emenda a acordo do Mercosul sobre assistência jurídica em assuntos penais

Texto seguirá para o Senado

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/969604-camara-aprova-emenda-a-acordo-do-mercosul-sobre-assistencia-juridica-em-assuntos-penais/

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (6) projeto de decreto legislativo (PDL) contendo emenda ao Protocolo de Assistência Jurídica Mútua em Assuntos Penais, assinado pelos países do Mercosul em 2018. O texto será enviado ao Senado.

Segundo o PDL 933/21, as autoridades competentes para pedir a assistência, quando forem de cidades de fronteira, poderão transmitir diretamente as solicitações de assistência jurídica à autoridade competente da cidade de fronteira do outro país ao qual pede assistência.

Essas localidades, que devem ser contíguas entre dois ou mais Estados, serão definidas entre os países envolvidos e comunicadas por via diplomática ao governo do Paraguai, depositário do acordo agora modificado.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Discussão e votação de propostas.

Discussão e votação de propostas.

Deputados na sessão do Plenário desta terça-feira

O texto da emenda estipula que a autoridade da localidade fronteiriça requerente deverá comunicar a emissão de cada solicitação de assistência direta à autoridade central de seu Estado. Essa autoridade central deverá acusar o recebimento e emitir um comprovante de comunicação, que será anexado à solicitação de assistência, utilizando-se preferencialmente de meios eletrônicos.

Segundo o governo, a emenda tem a intenção de agilizar esse tipo de assistência jurídica mútua em assuntos penais devido às particularidades das zonas transfronteiriças.

A redação final do projeto foi assinada pelo relator, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM).

Conheça a tramitação de projetos de decreto legislativo



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/969604-camara-aprova-emenda-a-acordo-do-mercosul-sobre-assistencia-juridica-em-assuntos-penais/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp