Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
05/06/2023 às 13h48min - Atualizada em 06/06/2023 às 00h01min

Cancelado debate sobre o Fator Amazônico e a equidade de investimentos públicos

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/968174-cancelado-debate-sobre-o-fator-amazonico-e-a-equidade-de-investimentos-publicos/
Raphael Alves/Amazônia Real
Cidades - infraestrutura - ribeirinhos - população ribeirinha - amazonas - palafitas - casa flutuante Amazonas convive com a possibilidade de uma forte enchente de seus rios.

Cidades - infraestrutura - ribeirinhos - população ribeirinha - amazonas - palafitas - casa flutuante Amazonas convive com a possibilidade de uma forte enchente de seus rios.

Transporte no Amazonas é feito predominantemente de barco

A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados cancelou o debate que realizaria nesta terça-feira (6) sobre questões relacionadas ao Fator Amazônico e à equidade dos investimentos públicos. A comissão ainda não marcou nova data para discutir o assunto.

O debate foi solicitado pela deputada Professora Goreth (PDT-AP). Ela explica que o termo “Fator Amazônico” ou “Custo Amazônico” é utilizado para se referir aos custos adicionais de logística e transporte que empresas e governos precisam arcar para realizar operações comerciais, infraestruturais ou de serviços na região amazônica do Brasil.

"Esses custos são influenciados pela complexidade da região amazônica, que apresenta uma vasta extensão territorial e um ambiente de difícil acesso, com vastas áreas cobertas por floresta, rios e estradas precárias", afirma.

Professora Goreth acrescenta que na Amazônia a forma convencional de realizar projetos e serviços não funciona. Ela exemplifica que o transporte é feito predominantemente pelos rios e depende da maré. Até as escolas precisam adaptar o horário das aulas ao momento da maré cheia.

"Há estudantes, por exemplo, que passam mais de duas horas diárias navegando os rios amazônicos para chegar à escola e quando chegam ao destino não encontram sequer uma alimentação reforçada, porque devido o custo, na maioria das vezes (se não em todas), crucifica-se a qualidade", diz.

"É de suma relevância para esta Comissão o debate sobre a equidade de investimentos públicos, ou seja, a distribuição justa e equitativa de recursos para investimentos em diferentes regiões e promover um desenvolvimento mais equilibrado e inclusivo", defende.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/968174-cancelado-debate-sobre-o-fator-amazonico-e-a-equidade-de-investimentos-publicos/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp