Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
19/05/2023 às 15h10min - Atualizada em 20/05/2023 às 00h01min

Comissão aprova projeto que reconhece vacinas contra Covid-19 aplicadas no exterior

Vacina do exterior já é reconhecida pelo Ministério da Saúde, mas projeto transforma a norma em lei

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/963769-comissao-aprova-projeto-que-reconhece-vacinas-contra-covid-19-aplicadas-no-exterior/
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Eleição para os cargos da Secretaria da Mulher. Dep. Jandira Feghali(PCdoB - RJ)

Eleição para os cargos da Secretaria da Mulher. Dep. Jandira Feghali(PCdoB - RJ)

Jandira Feghali recomendou a aprovação de substitutivo

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei determina o reconhecimento, no Brasil, das vacinas contra a Covid-19 aplicadas no exterior, podendo ser incluídas no certificado de vacinação individual. A medida é válida mesmo que a vacina não esteja disponível no País.

O texto aprovado foi um substitutivo apresentado pela relatora, deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) com pequenos ajustes ao PL 3942/21, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA). “A inexistência de um documento único comprobatório da vacinação no exterior dificulta não somente a aplicação de novas doses no Brasil, mas também a confirmação de que o esquema vacinal dessas pessoas está completo”, disse Feghali.

Segurança jurídica
De acordo com a relatora, o Ministério da Saúde já permite que os serviços de vacinação registrem as vacinas contra Covid-19 tomadas no exterior. Ainda assim, ela acredita que o assunto deve ser tratado em lei. “Quando uma ação se torna objeto de lei aprovada com ampla participação social, ganha perenidade e não se sujeita a modificações repentinas”, afirmou Feghali.

O projeto prevê ainda que a emissão do certificado de vacinação se dará com a apresentação, perante a autoridade competente, de documentação traduzida que confirme a imunização. Os procedimentos serão definidos em regulamento.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/963769-comissao-aprova-projeto-que-reconhece-vacinas-contra-covid-19-aplicadas-no-exterior/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp