Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/05/2023 às 19h44min - Atualizada em 17/05/2023 às 00h01min

CCJ aprova reconhecimento do forró como manifestação da cultura nacional

Proposta segue para o Senado

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/962366-ccj-aprova-reconhecimento-do-forro-como-manifestacao-da-cultura-nacional/

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5838/19, do deputado Zé Neto (PT-BA), que reconhece o forró como manifestação da cultura nacional. 

A proposta foi analisada em caráter conclusivo e, portanto, poderá seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário.

Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Políticas públicas para pessoas com TEA e PL 348/22 (Altera a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, para dispor sobre a validade do laudo de caracterização da deficiência permanente. Dep. Delegada Katarina (PSD - SE)

Políticas públicas para pessoas com TEA e PL 348/22 (Altera a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, para dispor sobre a validade do laudo de caracterização da deficiência permanente. Dep. Delegada Katarina (PSD - SE)

Delegada Katarina deu parecer favorável

O texto recebeu parecer pela constitucionalidade da deputada Delegada Katarina (PSD-SE) “A proposição em questão tem como objeto a proteção do patrimônio cultural, matéria de competência legislativa concorrente da União”, disse. 

De acordo com o autor do projeto, deputado Zé Neto, o forró é importante para a identidade nacional, e a proposta celebra “essa rica expressão musical, a cultura sertaneja e o povo nordestino”. 

Conforme a justificativa do parlamentar, o forró nasceu a partir da mistura de ritmos tradicionais da região Nordeste como baião, xaxado, coco, arrasta-pé e xote moderno e canta o cotidiano do povo nordestino – seus feitos, suas dores, seus sentimentos – usando instrumentos tradicionais como o acordeão, a sanfona de oito baixos, a zabumba, o triângulo, a rabeca, o pandeiro e o agogô.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/962366-ccj-aprova-reconhecimento-do-forro-como-manifestacao-da-cultura-nacional/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp