Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
16/05/2023 às 20h10min - Atualizada em 17/05/2023 às 00h01min

Aprovada urgência para projeto que pune quem discriminar profissionais de limpeza pública

Texto prevê multa de 10 salários mínimos para pessoa física e de 20 salários mínimos para a empresa infratora

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/962388-aprovada-urgencia-para-projeto-que-pune-quem-discriminar-profissionais-de-limpeza-publica/
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia das Mães. Dep. Erika Kokay (PT - DF)

Homenagem ao Dia das Mães. Dep. Erika Kokay (PT - DF)

Erika Kokay, autora do projeto de lei

A Câmara dos Deputados aprovou o requerimento de urgência para o Projeto de Lei 7687/17, da deputada Erika Kokay (PT-DF), que prevê sanções para a discriminação contra profissionais de limpeza pública.

Com a aprovação do regime de urgência, o projeto poderá ser votado nas próximas sessões do Plenário.

A proposta foi aprovada em abril pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) com emendas ao texto original.

Segundo o texto que passou na CCJ, a entidade privada que discriminar o profissional de limpeza pública poderá ser punida com advertência ou multa de 20 salários mínimos. A autoridade fiscalizadora, porém, poderá elevar em até cinco vezes o valor da multa quando se verificar que, por causa da capacidade econômica do estabelecimento, a pena de multa será inócua. Já a pessoa física poderá ser punida com advertência e multa de dez salários mínimos, dobrada em caso de reincidência.

A aplicação de qualquer das sanções previstas implicará na inabilitação por 12 meses do infrator para contratos com a administração pública, acesso a créditos concedidos por bancos oficiais e suas instituições financeiras, e isenções, remissões, anistias ou quaisquer benefícios de natureza tributária.

A proposta define os atos de discriminação aos profissionais de limpeza como impor constrangimento ou exposição ao ridículo; proibir ingresso ou permanência em estabelecimentos públicos ou comerciais; atender de forma diferenciada em quaisquer estabelecimentos comerciais ou de prestação de serviços; e promover constrangimento ou preterimento no acesso aos serviços públicos de transporte coletivo, de assistência médica e hospitalar, e de educação, entre outros atos.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/962388-aprovada-urgencia-para-projeto-que-pune-quem-discriminar-profissionais-de-limpeza-publica/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp