Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
28/04/2023 às 11h52min - Atualizada em 28/04/2023 às 11h52min

Casagrande barra lei que estabelecia sexo biológico como critério para esportes

Notícia do ES
Nesta quinta-feira (27), o governador Renato Casagrande (PSB) rejeitou um projeto de lei que estabelecia o sexo biológico como o único critério para definir o gênero de competidores em eventos ou competições esportivas realizadas no Espírito Santo.
 

O texto do projeto de lei, proposto pelo deputado Capitão Assumção (PL), que é oposição ao governo, e aprovado em votação simbólica com o apoio da maioria dos deputados estaduais presentes na Assembleia Legislativa em 12 de abril, foi posteriormente adicionado à proposta idêntica do deputado Vandinho Leite (PSDB).

Na prática se o veto for mantido, homem que se considera mulher e mulher que se ver como homem, poderão participar de eventos espotivos fazendo parte do grupo oposto ao sexo biológico.

O projeto de lei é contrário ao guia do Comitê Olímpico Internacional (COI) sobre Justiça, Inclusão e Não Discriminação com Base na Identidade de Gênero e Variações de Sexo, que inclui 10 pontos, como inclusão, prevenção de danos, não presunção de vantagem e primazia da saúde e autonomia.

Apesar do veto, o projeto de lei pode retornar à Assembleia Legislativa, onde os deputados decidirão se mantêm ou derrubam o veto. As associações esportivas no Espírito Santo estão divididas em relação à proposta.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp