Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
17/04/2023 às 18h52min - Atualizada em 18/04/2023 às 00h01min

Proposta dispensa realização de audiência de conciliação em ação de despejo por falta de pagamento

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/944138-proposta-dispensa-realizacao-de-audiencia-de-conciliacao-em-acao-de-despejo-por-falta-de-pagamento/
Billy Boss/Câmara dos Deputados
Reunião Extraordinária - Eleição dos Vice-Presidentes - Discussão e votação de propostas após eleições. Dep. Rubens Pereira Júnior (PT - MA)

Reunião Extraordinária - Eleição dos Vice-Presidentes - Discussão e votação de propostas após eleições. Dep. Rubens Pereira Júnior (PT - MA)

 Rubens Pereira Júnior, autor da proposta

O Projeto de Lei 485/23 dispensa a realização de audiência de conciliação nas ações de despejo por falta de pagamento. Caso o autor opte por ela, a audiência deverá ser marcada em até 30 dias após a citação do réu. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivos na Lei do Inquilinato (Lei 8.245/91).

Atualmente, a Lei do Inquilinato determina que o locador não pode romper a locação e reaver o imóvel antes do término do prazo contratual, salvo se, em meio a outras alternativas, ajuizar ação de despejo com fundamento na falta de pagamento de aluguel e demais encargos.

“É imperativo considerar situações em que existe a necessidade de dispensa da audiência inaugural [de conciliação] em virtude da incompatibilidade da autocomposição, como nas ações de despejo fundadas na falta de pagamento”, disse o autor da proposta, deputado Rubens Pereira Júnior (PT-MA).

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/944138-proposta-dispensa-realizacao-de-audiencia-de-conciliacao-em-acao-de-despejo-por-falta-de-pagamento/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp