Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
12/04/2023 às 21h22min - Atualizada em 13/04/2023 às 00h01min

Livro traz bastidores da construção do marco legal do saneamento básico

“Marco Legal do Saneamento Básico – por quem fez” foi escrito por dez mulheres que trabalharam em etapas diferentes da elaboração da lei

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/952468-livro-traz-bastidores-da-construcao-do-marco-legal-do-saneamento-basico/

Nesta quarta-feira (12), foi lançado na Câmara o livro “Marco Legal do Saneamento Básico – por quem fez”. O documento foi escrito por dez mulheres que trabalharam nas diversas etapas de construção do marco legal do saneamento básico (Lei 14.026/20).

Para a coordenadora da obra, Verônica Sánchez, o livro é um esforço conjunto ao mostrar o percurso de elaboração do marco, desde diagnóstico, elaboração das medidas provisórias anteriores à lei, defesas da legislação no Supremo Tribunal Federal, aos processos de concessão. “São capítulos que contam a construção dessa política pública de forma conjunta com olhar de dez mulheres que colaboraram para esse processo”, disse. Sánchez é a atual diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), agente regulador para o setor.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
O livro foi escrito por dez mulheres que trabalharam nas diversas etapas de construção do Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Coordenadora da publicação, Veronica Sánchez da Cruz

O livro foi escrito por dez mulheres que trabalharam nas diversas etapas de construção do Novo Marco Legal do Saneamento Básico. Coordenadora da publicação, Veronica Sánchez da Cruz

Verônica Sanchez, coordenadora da publicação

A mudança legal facilitou a privatização de estatais do setor e exigiu licitação para a contratação desses serviços. Também criou um Comitê Interministerial de Saneamento Básico e fixou metas para acabar com os lixões a céu aberto no Brasil. Pelo marco, o acesso à água potável deve chegar a 99% da população até 2033 e o tratamento e a coleta de esgoto devem alcançar 90%.

Mariangela Fialek fez o capítulo sobre o processo legislativo da criação do novo marco regulatório. “Espero que o marco se mantenha. É um ganho imenso para a população e espero que tenha atualizações necessárias para atingir o maior número de habitantes”, disse.

A jurista Ana Carolina Laferté afirmou que a universalização do acesso ao saneamento pode ser alcançada de forma mais rápida com o novo marco. “A reforma endereçou muito bem alguns pontos. Já vemos os frutos dessa reforma, muitos investimentos, leilões, competição”, afirmou. Ela foi responsável por adequar o novo marco às diferentes competências constitucionais de União, estados e municípios em relação ao saneamento básico.

O deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), que participou do evento, falou da importância do livro para registrar o processo de elaboração do marco do saneamento. “Um livro como este é uma oportunidade extraordinária para relembrar todo o processo de elaboração do conceito para quando voltarmos a debater esse tema possamos partir de um acúmulo de conhecimento”, ressaltou.

Jardim falou que os dois decretos do governo alterando o marco do saneamento básico não podem retroceder as alterações aprovadas pelo Congresso. “Os decretos nos preocupam porque podem modificar a vontade do legislador como regras para companhias públicas tenham critérios de eficiência e eficácia.”



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/952468-livro-traz-bastidores-da-construcao-do-marco-legal-do-saneamento-basico/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp