Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
11/04/2023 às 21h06min - Atualizada em 12/04/2023 às 00h01min

Senadora Daniella Ribeiro é a nova presidente da Comissão de Orçamento

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) fez sua primeira reunião nesta terça-feira (11). A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) foi eleita, por aclamação, a nova presidente do colegiado. O deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP) será o relator geral do Orçamento para 2024.

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/951935-senadora-daniella-ribeiro-e-a-nova-presidente-da-comissao-de-orcamento/

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) fez sua primeira reunião nesta terça-feira (11). A senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) foi eleita, por aclamação, a nova presidente do colegiado. O deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP) será o relator geral do Orçamento para 2024.

A presidente agradeceu a indicação e reforçou que a CMO terá muito trabalho ao longo desse ano. Ela informou que vai agendar reunião nos próximos dias para debater o novo arcabouço fiscal e o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que deve ser encaminhado pelo Executivo até 14 de abril.

"Estamos em um ano de mudança: governo novo e novos desafios como arcabouço fiscal e a LDO. Nos próximos dias marcaremos essa audiência pública para tratar sobre esses dois assuntos", disse.

Marcos Oliveira/Agência Senado
Deputado João Leão (E), senadora Daniella Ribeiro (C) e deputado Celso Sabino (D)

Durante a reunião, Daniella Ribeiro pediu que os líderes indiquem os três vice-presidentes da comissão, os relatores setoriais e os coordenadores dos comitês da CMO até 18 de abril.

A eleição foi comandada pelo deputado João Leão (PP-BA) e seguiu o acordo de lideranças.

LDO e Arcabouço fiscal
A instalação da CMO ocorreu após reunião na manhã desta terça-feira entre o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e a senadora Daniella Ribeiro para alinhar o envio do projeto da LDO pelo Executivo ao Congresso. A LDO estabelece as regras para a elaboração do Orçamento do próximo ano, incluindo as previsões de receitas e despesas, a meta fiscal e a estimativa para o novo salário mínimo.

De acordo com o governo, o texto será encaminhado nesta sexta-feira (14), véspera do prazo legal. A ministra do Planejamento afirmou, após o encontro com Randolfe e Daniella, que a proposta da LDO para 2024 será "atípica".

Ela explicou que ao mesmo tempo em que será baseado na regra do teto de gastos, instituída pela Emenda Constitucional 95, o projeto de lei apresentará um cenário alternativo, considerando o novo arcabouço fiscal, que é a nova regra para disciplinar as contas públicas.

"É atípica porque sabemos que o teto de gastos não mais se sustenta. Não foi só furado, caiu em cima da casa e está arrastando a casa", comparou a ministra.

Simone Tebet informou que o governo trabalha em ajustes de redação no texto do novo arcabouço fiscal antes de encaminhar para o Congresso. Randolfe Rodrigues explicou que o texto busca equilibrar responsabilidade fiscal e execução dos programas sociais.

"Nós temos um arcabouço fiscal coerente com um governo compromissado socialmente, mas que também não descuidará da responsabilidade fiscal", disse.

 



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/951935-senadora-daniella-ribeiro-e-a-nova-presidente-da-comissao-de-orcamento/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp