Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
04/04/2023 às 17h17min - Atualizada em 05/04/2023 às 00h01min

Projeto regulamenta a capacitação de agentes de segurança para uso de armas não letais

Proposta também obriga o poder público a fornecer aos agentes de segurança artefatos de menor potencial ofensivo

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/941480-projeto-regulamenta-a-capacitacao-de-agentes-de-seguranca-para-uso-de-armas-nao-letais/
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Sessão para a votação de propostas legislativas. Dep. Sargento Portugal(PODE - RJ)

Sessão para a votação de propostas legislativas. Dep. Sargento Portugal(PODE - RJ)

Deputado Portugal: objetivo é reduzir a letalidade e preservar vidas

O Projeto de Lei 273/23 define regras gerais para o uso da força e de instrumentos de menor potencial ofensivo por agentes de segurança pública. O objetivo é padronizar a ação das forças de segurança conforme acordos e tratados internacionais firmados pelo Brasil. O texto está sendo analisado pela Câmara dos Deputados.

A proposta estabelece que os órgãos de segurança pública deverão editar normas disciplinando quando, em cada caso, os agentes deverão usar a força, a exemplo de armas de fogo, ou instrumentos de menor potencial ofensivo, como armas de choque ou com munição não letal, spray de pimenta, gás lacrimogênio, etc.

Segundo o projeto, os cursos de formação, de capacitação e de educação continuada dos agentes deverão habilitar esses profissionais a utilizar tanto armas de fogo quanto os instrumentos de menor potencial ofensivo.

Como regra, o uso da força pelos agentes de segurança deverá sempre respeitar os princípios da necessidade, da proporcionalidade, da moderação, da conveniência e da legalidade.

Letalidade
O deputado Sargento Portugal (Pode-RJ), autor da proposta, destaca que o objetivo do uso de instrumentos de menor potencial ofensivo “é reduzir a letalidade e preservar vidas, minimizando os danos à integridade física das pessoas durante a ação dos agentes de segurança pública”.

O projeto, por fim, obriga o poder público a fornecer a todo agente de segurança pública, pelo menos, dois artefatos de menor potencial ofensivo e equipamentos de proteção para atuação específica e para uso da força, independentemente de portar ou não arma de fogo.

Tramitação
O projeto foi apensado ao PL 2439/15, que trata do uso progressivo da força por agentes do Estado e que foi resultado da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) destinada a apurar as causas e custos sociais e econômicos da violência, morte e
desaparecimento de jovens negros e pobres no Brasil.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/941480-projeto-regulamenta-a-capacitacao-de-agentes-de-seguranca-para-uso-de-armas-nao-letais/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp