Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
03/04/2023 às 14h03min - Atualizada em 04/04/2023 às 00h01min

Projeto inclui inflamações intestinais no rol de doenças graves do SUS

Projeto busca garantir aos doentes nutrição por sonda ou direto na corrente sanguínea em Centro de Reabilitação Intestinal

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/944402-projeto-inclui-inflamacoes-intestinais-no-rol-de-doencas-graves-do-sus/
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Deputado Julio Cesar Ribeiro fala ao microfone. Ele é branco e tem o cabelo escuro, usa um terno preto com gravata vermelha

Deputado Julio Cesar Ribeiro fala ao microfone. Ele é branco e tem o cabelo escuro, usa um terno preto com gravata vermelha

O autor da proposta, deputado Julio Cesar Ribeiro

O Projeto de Lei 666/23 inclui no rol de doenças graves e raras do Sistema Único de Saúde (SUS) a doença de Crohn, a Síndrome do Intestino Curto e a Retocolite – todas relacionadas a inflamações intestinais graves. A matéria está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

Segundo o texto, pacientes que comprovarem ser portadores dessas doenças por meio de laudos médicos terão direito de receber diretamente do Ministério da Saúde nutrição enteral (por sonda) e/ou parenteral (diretamente na corrente sanguínea) em Centro de Reabilitação Intestinal, conforme prescrição médica.

“Todas essas doenças, além de atingirem o trato gastrointestinal, são comumente associadas à desnutrição protéicoenergética”, destaca o autor, deputado Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF). “Há evidências de que o uso da nutrição enteral e parenteral é benéfico para pacientes durante a fase ativa de doenças inflamatórias intestinais”, argumenta o parlamentar.

Caberá ao Ministério da Saúde, segundo o texto, definir as normas relativas ao receituário médico, a análise dos laudos e a disponibilização do tratamento, diretamente, ao paciente.

O projeto também estabelece que pacientes com doença raras são considerados pessoa com deficiência para todos os efeitos legais.

Tramitação
A proposta ainda será despachada para análise das comissões permanentes da Câmara. Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

 

 



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/944402-projeto-inclui-inflamacoes-intestinais-no-rol-de-doencas-graves-do-sus/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp