Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
31/03/2023 às 13h20min - Atualizada em 01/04/2023 às 00h01min

Projeto caracteriza como ato de improbidade descumprir normas sobre piso salarial

Deputada diz que há resistências e cita como exemplo o descumprimento reiterado do piso nacional do magistério

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/943358-projeto-caracteriza-como-ato-de-improbidade-descumprir-normas-sobre-piso-salarial/
Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) discursa no Plenário da Câmara

Deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) discursa no Plenário da Câmara

Luciene Cavalcante: proposta gera consequências jurídicas para o agente público

O Projeto de Lei 961/23, da deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), caracteriza como improbidade administrativa o descumprimento de normas que regulamentam o piso salarial profissional, especialmente das áreas de educação e saúde. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

A pena ao agente público responsável, conforme a Lei da Improbidade Administrativa, é o pagamento de multa e a proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos por quatro anos.

O projeto também considera ato de improbidade, com a mesma pena, deixar de complementar o Fundeb. Essa complementação é feita pela União aos estados com menos investimentos em educação. Parte desse valor vai para a remuneração dos profissionais da educação básica.

Resistência
Professora Luciene Cavalcante afirma que há resistência por parte de autoridades públicas em realizar o pagamento do piso salarial aos profissionais. Ela cita como exemplo o “descumprimento reiterado por prefeituras e por estados do piso nacional do magistério", regulamentado pela Lei 11.738/08.

“O projeto reafirma a obrigatoriedade do agente público em cumprir a lei e gera consequências jurídicas no caso de seu descumprimento, visto o prejuízo causado ao serviço público com a desvalorização de seus profissionais”, disse a deputada.

Tramitação
A proposta será despachada para análise das comissões da Câmara.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/943358-projeto-caracteriza-como-ato-de-improbidade-descumprir-normas-sobre-piso-salarial/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp