Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
17/03/2023 às 14h04min - Atualizada em 18/03/2023 às 00h01min

Proposta eleva a pena para atleta profissional envolvido em fraude

Lei já pune quem frauda resultado de jogo esportivo, e o projeto aumenta a pena quando houver atleta profissional envolvido

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/941445-proposta-eleva-a-pena-para-atleta-profissional-envolvido-em-fraude/
Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
Deputado Bandeira de Mello fala ao microfone

Deputado Bandeira de Mello fala ao microfone

O autor da proposta, deputado Bandeira de Mello

O Projeto de Lei 515/23 eleva a pena de eventuais envolvidos na manipulação de resultados no futebol e outros eventos esportivos. O texto em análise na Câmara dos Deputados insere dispositivo no Estatuto do Torcedor (Lei 10.671/03).

Hoje, pelo Estatuto do Torcedor, o crime de fraudar ou contribuir para fraude em resultado de jogos ou eventos pode ser punido com pena de reclusão de dois a seis anos e multa. A proposta determina que essa pena será aumentada de 1/3 até a metade em caso de atleta profissional, árbitro, auxiliar ou árbitro de vídeo.

“As apostas fizeram crescer o número de jogos suspeitos de manipulação, não só no Brasil, mas no mundo todo”, afirmou o autor da proposta, deputado Bandeira de Mello (PSB-RJ). “A ideia é atentar para o poder dos jogadores e dos árbitros no decorrer das partidas, e, em caso de malfeitos, criminalizar condutas”, explicou.

“Não podemos esquecer o caso conhecido como ‘Máfia do Apito’, esquema de manipulação de resultados em partidas dos campeonatos Brasileiro e Paulista de 2005”, recordou o parlamentar.

Tramitação
A proposta ainda será despachada para as comissões da Casa.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/941445-proposta-eleva-a-pena-para-atleta-profissional-envolvido-em-fraude/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp