Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
10/03/2023 às 11h08min - Atualizada em 11/03/2023 às 00h01min

Projeto prevê meia-entrada em eventos culturais e esportivos para doadores regulares de sangue

Autor da proposta diz que alguns estados já adotaram a medida

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/940961-projeto-preve-meia-entrada-em-eventos-culturais-e-esportivos-para-doadores-regulares-de-sangue/
Divulgação/Governo de São Paulo
Saúde - geral - doação de sangue (Hospital Regional de Osasco-SP)

Saúde - geral - doação de sangue (Hospital Regional de Osasco-SP)

Medida pretende incentivar as doações de sangue em todo o País

O Projeto de Lei 462/23 prevê a concessão do benefício de meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e esportivos para doadores regulares de sangue ou de medula óssea.

Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta insere a medida na Lei 12.933/13, que regula a meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e para jovens comprovadamente de baixa renda.

Pelo texto, para ter acesso ao benefício, será preciso apresentar carteira de doador emitida por entidade autorizada pelo Poder Público, comprovando a realização de no mínimo três doações convencionais de sangue no período de 12 meses, uma doação de plaquetas ou inscrição no banco de dados de doadores voluntários.

Autor do projeto, o deputado Dr. Fernando Máximo (União-RO) afirma que estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Rondônia já instituíram a meia-entrada para doadores de sangue, plaquetas ou inscritos como voluntário na base de dados de medula óssea.

Ele considera essencial aplicar a medida em todo o País, a fim de estimular as doações. “É preciso destacar a questão humanitária da proposta, sendo de conhecimento geral a urgência da disponibilidade desse precioso insumo nos graves casos de acidentes, transfusões, transplantes, câncer ou Covid-19”, disse.

“Todo mundo já presenciou a dificuldade de se obter sangue em tempo exíguo quando um parente ou amigo dele precisava”, acrescentou.

Tramitação
A proposta ainda será despachada para as comissões da Casa.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/940961-projeto-preve-meia-entrada-em-eventos-culturais-e-esportivos-para-doadores-regulares-de-sangue/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp