Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
03/03/2023 às 12h32min - Atualizada em 04/03/2023 às 00h00min

Projeto assegura exame de cariótipo no SUS em recém-nascidos com Síndrome de Down

Segundo deputado, exame possibilitará a obtenção do diagnóstico precoce de possíveis outras doenças

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/940058-projeto-assegura-exame-de-cariotipo-no-sus-em-recem-nascidos-com-sindrome-de-down/
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Sessão para a votação de propostas legislativas. Dep. Duarte(PSB - MA)

Sessão para a votação de propostas legislativas. Dep. Duarte(PSB - MA)

Duarte destaca que diagnóstico precoce traz benefícios para a família e a saúde pública

O Projeto de Lei 367/23 assegura a realização do chamado exame de cariótipo em todos os recém-nascidos com Síndrome de Down pela rede de unidades integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta está em análise na Câmara dos Deputados.

Autor do projeto, o deputado Duarte (PSB-MA) explica que o exame de cariótipo tem o objetivo de observar a quantidade e a estrutura dos cromossomos, possibilitando a realização do diagnóstico precoce de possíveis outras doenças e proporciona o encaminhamento para o tratamento de forma mais rápida e eficaz, cirúrgico ou não.

“Dessa forma, o diagnóstico nos primeiros dias de vida traz benefícios ao bebê e à família, bem como é de suma importância para a saúde pública”, disse. “A possibilidade de diagnóstico precoce é medida relevante quando se trata de evitar maiores gastos financeiros, tendo em vista o tratamento apropriado e adequado a partir do resultado do exame”, completou.

O parlamentar lembra que cerca de 300 mil brasileiros têm Síndrome de Down, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Pela proposta, o Poder Executivo poderá regulamentar a lei, se aprovada, em 90 dias, para garantir efetiva aplicação

Tramitação
A proposta será analisada pelas comissões permanentes da Casa.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/940058-projeto-assegura-exame-de-cariotipo-no-sus-em-recem-nascidos-com-sindrome-de-down/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp