Kennedy em Dia Publicidade 1200x90
02/03/2023 às 09h35min - Atualizada em 03/03/2023 às 00h01min

Projeto define fibromialgia como deficiência para todos os efeitos legais

A fibromialgia causa dor no corpo todo, principalmente na musculatura, cansaço, alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão

Câmara
https://www.camara.leg.br/noticias/941092-projeto-define-fibromialgia-como-deficiencia-para-todos-os-efeitos-legais/
Alan Rones/Câmara dos Deputados
Deputado José Guimarães fala ao microfone

Deputado José Guimarães fala ao microfone

O autor da proposta, deputado José Guimarães

O Projeto de Lei 598/23 considera a fibromialgia como deficiência para todos os efeitos legais, e obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a fornecer gratuitamente medicamentos para tratar a doença. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A fibromialgia é uma condição que afeta o sistema musculoesquelético causando dor crônica e generalizada, geralmente acompanhada de falta de sono, cansaço, distúrbios do humor e podendo causar ansiedade e depressão.

Autor do projeto, o deputado José Guimarães (PT-CE) afirma que a fibromialgia, apesar de causar grande sofrimento ao paciente, é atualmente tratada conforme o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) sobre dor crônica. “Mas nem todos os medicamentos têm sido disponibilizados a contento”, destaca o autor.

“Não há dúvida que a doença gera quadros que podem ser classificados como deficiência, sendo necessário, portanto, assegurar a todas essas pessoas o melhor tratamento disponível”, acrescenta Guimarães.

Tramitação
O projeto ainda será despachado para a análise das comissões da Câmara.



Fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/941092-projeto-define-fibromialgia-como-deficiencia-para-todos-os-efeitos-legais/

Notícias Relacionadas »
Comentários »
WhatsApp
Atendimento
Fale conosco pelo Whatsapp